Naquele tempo, os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”. Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. (Jo 11,47-51)
Meus irmãos e minhas irmãs, o Evangelho de hoje nos dá a possibilidade da reflexão de que existem modos inesperados da parte de Deus para pôr em ato a sua obra de salvação. Um deles é a profecia de um inimigo de Jesus: Caifás, o sumo sacerdote. Como pode um profeta da desgraça ser parte da obra Redentora de Cristo? É um mistério!
É assim, meus irmãos, é desse modo que se revela a grandeza de Deus, a sua capacidade de tirar o bem até mesmo de um mal. Por isso as piores tragédias da sua vida poderão compor um quadro da ação de Deus na sua história. Não despreze nada, pois olha que da maior delas – a maior desgraça da humanidade, que foi a morte do filho de Deus – veio a maior graça a salvação de toda a humanidade.
Então, não nos desesperemos diante dos fatos cruéis que nos acontece. Deus está no controle de tudo. Repito: até daquela aparente desgraça que foi a morte do filho de Deus veio a maior graça para toda a humanidade. Os sumo sacerdotes e o conselho usaram uma arma potente para justificar o mal que tramaram contra Jesus, que foi o medo.
Sem Cristo, uma nação não fica de pé, por mais pujante que ela seja, Deus é o alicerce das nossas vidas.
Normalmente, as tiranias elas fazem isso, colocam medo nas pessoas até o ponto delas minimizarem um grande mal, como foi o de matar uma pessoa inocente. Jesus foi usado para manobrar muitos em Jerusalém. Jesus foi usado para justificar a perda do templo, a destruição da nação. Sem Cristo, templo nenhum tem razão de ser; sem Cristo, uma nação não fica de pé, por mais pujante que ela seja. Deus é o alicerce das nossas vidas.
Por isso não permita que o maligno plante a semente do medo no seu coração; não permita que ele amedronte você, que ele plante no seu coração esse medo e o paralise, Deus ama você e deu seu filho para salvá-lo. Então, tudo aquilo que é mal em nossa vida pode ser transformado pela ação Redentora do Cristo.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!