10 Dec 2023

(Português do Brasil) Prepare o seu coração para receber o Senhor

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Está escrito no livro do profeta Isaías: ‘Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” (Marcos 1,2-3)

Estamos já no segundo domingo do Advento. E o Evangelho de Marcos abre justamente com esta notícia que nos faz saltar de alegria: Jesus Cristo, Filho de Deus, entra na história.

E, do mesmo modo, como esperamos alguém muito especial, alguém muito querido, quando recebemos a notícia de que alguém muito querido está se aproximando, está chegando, quando sabemos dessa proximidade, imediatamente, preparamos a nossa casa, limpamos a casa, mobilizamos a família, alegramo-nos, procuramos fazer a melhor refeição para acolher aquela pessoa querida.

Devemos também mobilizar o nosso coração para esperar o Senhor que se aproxima, mobilizar o nosso coração, preparar a casa do nosso coração para essa visita que é anunciada por essa voz profética que anuncia que o Senhor está vindo: “Eis que, antes de ti, envio o meu mensageiro, ele preparará o teu caminho”. Voz que clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’”.

Não percamos a oportunidade de preparar o nosso coração para o Senhor, Ele está muito próximo de cada um de nós

Vemos, aqui, justamente falar sobre João que prepara a chegada de Jesus. Ele que, nessa figura de alguém que está ali no deserto anunciando a chegada e a proximidade de Deus, faz-nos recordar que a vida aqui é passageira, passará, por isso, convertei-vos e crede no Evangelho porque tudo aqui vai passar.

E quem espera essa visita importante se prepara no seu íntimo. João nos ensina que devemos preparar o caminho do nosso coração, endireitar as veredas do nosso coração, ou seja, converter-nos, mudar de vida, sair do mau caminho, fazer com que o nosso coração seja essa casa preparada para acolher o Senhor que vem, o Senhor que vem até nós, o Senhor que está muito perto.

Essa voz nos convida justamente a isto: à conversão. João que pregava no deserto a conversão, pregava o batismo de conversão, é essa voz que anuncia: “O Senhor está chegando!”. A voz nos convida a vivermos de modo atento a chegada do Senhor: “Arre­pen­dei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,38).

Meus irmãos, não percamos a oportunidade de preparar o nosso coração para o Senhor, Ele está muito próximo de cada um de nós. Que, neste tempo do Advento, possamos continuar crescendo na expectativa da chegada do Senhor que vem!

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.