30 Mar 2023

(Português do Brasil) O amor de Deus está na origem da sua existência

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: ‘Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu e alegrou-se’. Os judeus disseram-Lhe então: ‘Nem sequer cinquenta anos tens e viste Abraão!’. Jesus respondeu: ‘Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, Eu sou’”. (João 8, 56-59)

Vejam, meus irmãos e minhas irmãs, antes, o termo que aparece aqui, do grego, “prin”— daí vem a palavra “princípio” —, é aplicado a Abraão, para dizer que: antes da existência de qualquer ser humano, Jesus já existia; antes de qualquer início e muito além de cada fim, está Jesus — o Onipresente, o Onisciente, o Onipotente. Princípio causal de todas as coisas, diz a linguagem filosófica, o motor imóvel: que não é movido por nada, mas que move todas as coisas. Jesus é o princípio de tudo! Jesus antes de mim, Jesus acima de mim.

Deus me precede, Deus me ultrapassa. Não fui eu quem escolhi Deus, foi Ele quem me chamou à existência, fui eu quem recebi o dom da existência, só existe um Pai Criador. Nós podemos dar o nome que nós quisermos, mas Jesus Cristo nos revelou o rosto do Pai, o único Criador de todas as coisas. E revelou não só que com Ele nós podemos viver, mas também que Ele existe antes que nós existimos.  

Antes que Abraão existisse, Jesus diz no Evangelho, Ele já existia. Quem é Abraão, diante de Cristo? Antes que Deus o tivesse chamado para deixar a sua terra, a sua parentela, antes que Abraão fosse chamado a constituir um povo, a ser pai de uma grande descendência, Jesus já existia, Jesus já tinha dado o Seu sim diante do Pai, na eternidade, para, depois, sair da comunhão trinitária e vir morar no meio de nós. Jesus antes de tudo; Jesus acima de tudo. 

Deus me precede, Deus me ultrapassa. Não fui eu quem escolhi Deus, foi Ele quem me chamou à existência

Diz o profeta Isaías: “Antes que te formasse no ventre de tua mãe, eu já te conhecia, eu já te amava”, por isso, meus irmãos e minhas irmãs, neste tempo quaresmal, nós somos chamados também a nos purificar. 

Vivamos na força desta palavra, deixemo-nos amar por Deus, por Seu amor eterno — que nos precede, que nos ultrapassa, que vai muito além de cada um de nós. Vivamos a certeza de que Ele está na origem da nossa vida. Quando você foi criado, quando foi concebido, Ele já estava presente na sua caminhada. E Ele te espera na vida eterna, para qual cada um é chamado a viver um dia. 

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.