23 Mar 2023

(Português do Brasil) Não tenha medo de dar testemunho a favor de Jesus

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor.” (João 5, 36b-37a)

Um tema importante no Evangelho de São João é o o testemunho. Juridicamente, testemunho é a palavra que confirma a verdade de uma outra palavra. Nós temos, por exemplo, quando alguém é chamado a exercer o papel de testemunha, em juízo, quer dizer que a palavra dessa pessoa vai declarar verdadeira a palavra do acusado, ou seja, a confirmação do que diz o acusado é possível ou porque se viu, ou porque se ouviu, ou porque se conhece a índole daquele acusado. 

Jesus é acusado de fazer-se igual a Deus e apela para o testemunho do Pai em Sua defesa. Ele faz isso pondo a atenção nas obras, mostrando que, de fato, as suas obras dão testemunho de que Ele é filho de Deus. E quanta coisa Jesus fez, quantas obras estavam ali, diante dos olhos dos judeus, e essas obras podiam muito bem testemunhar a divindade de Jesus, a natureza da Sua pessoa! Como diz o ditado: “O pior cego é aquele que não quer ver”. E, diante dos judeus, estavam numerosas obras que Jesus realizava em nome do Pai. 

Nós, cristãos, somos chamados ao martírio do testemunho, a dar a nossa palavra para confirmar a palavra de Cristo

Uma coisa interessante que nos ajuda nesta reflexão é a palavra testemunha que, na tradução do grego, quer dizer:martyria”,  o que nos lembra “mártir”, ou seja, a palavra testemunha também quer dizer mártir. E os mártires são aqueles que anunciam o Evangelho com a própria carne, com o próprio sangue. E com isso entendemos que, hoje, também nós, cristãos, somos chamados ao martírio do testemunho, a dar a nossa palavra para confirmar a palavra de Cristo.

Com a nossa vida, os nossos valores, o nosso estilo de vida, nós somos chamados a testemunhar e, muitas vezes, temos de sofrer por causa desse testemunho. Na nossa família, no nosso trabalho, onde estudamos, somos chamados a darmos testemunho de Cristo, custe o que custar.

Aqui, então, aparece um ponto de decisão: “Eu busco a glória dos homens ou  busco a glória de Deus?”; “Eu me preocupo com a minha imagem diante das pessoas ou com a minha imagem diante de Deus?”. Testemunhe! Não tenha medo. Estejamos ao lado da Verdade, vivamos pela Verdade, defendamos a Verdade, para que Deus seja glorificado na nossa vida; e sejamos, de fato, as suas testemunhas. 

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.