05 Mar 2023

(Português do Brasil) Esteja sempre diante do rosto resplandecente de Jesus!

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles. Então, Pedro tomou a palavra e disse: ‘Senhor, é bom ficarmos aqui.’” (Mateus 17, 1-4)

Meus irmãos e minhas irmãs, nós estamos no segundo domingo da Quaresma. E a Palavra de Deus deste domingo faz-nos fazer essa parada; a Palavra de Deus nos dá a oportunidade de fazermos uma parada estratégica. Neste período quaresmal, nós precisamos enxergar o rosto transfigurado de Jesus. 

Como é bom quando ganhamos um ânimo novo; um vento novo que sopra! Como é bom quando, durante a nossa caminhada pesada, árdua, nós temos um refresco, um momento de parada! Como é bom para todos fazer memória desse momento da nossa história; fazer memória da luz de Cristo que brilhou sobre nós: o rosto resplandecente de Jesus. 

Contemplando o rosto de Jesus, nós veremos a face do Pai celeste

Por isso, a afirmação de Pedro é a afirmação de todos nós: como é bom ficarmos aqui! Muitos de nós estamos por aí, perdidos nas trevas dos pecados, dos problemas, das tribulações, mas, hoje, a Palavra de Deus nos chama a estarmos aqui, na presença de Deus, perto de Jesus. Você pode até trazer para a presença de Jesus as suas misérias, as suas tribulações, os seus problemas, porque aqui, na presença de Jesus, elas vão ter um significado novo, você vai conseguir dar um sentido até para aquilo que parece não ter sentido.

Nós vivemos aqui, na Palavra de Deus, uma coisa interessante: a tradução original não é “bom estar aqui”, e sim é “belo estar aqui”; a palavra grega que está aqui, no Evangelho, é “kalos”, que significa “belo”, ou seja, é uma honra para nós estarmos na presença de Deus, é precioso estarmos na presença de Deus. E o adjetivo belo é mais forte do que dizer bom. 

Muitas coisas são boas na vida, mas são muito feias. Elas podem até aparentemente serem boas, mas não têm a beleza de Deus, não têm o toque de Deus. Muitos caminhos são aparentemente bons, mas podem se revelar caminhos feios, imorais, que levam à morte, que destroem… Aparentemente bons, mas essencialmente maus.

É belo estar diante do rosto de Jesus!

E nós somos peregrinos da face de Deus. Um dia, nós contemplaremos no Céu a Sua face; nós estamos peregrinando na busca do rosto de Deus. E o Evangelho deste segundo domingo nos dá essa possibilidade, e sabemos pelo relato bíblico que Deus criou tudo e viu que tudo era belo: o projeto inicial de Deus é a única beleza; e tudo o que foge desse projeto é feio de se ver; é feio de se viver; é um engano. 

Pedro diz: “Façamos aqui três tendas”; as três tendas de Deus na história da humanidade: a de Moisés, com dom da lei; a de Elias; com o dom da profecia; e a de Cristo, com o dom da filiação. E nós precisamos dessas três tendas!  Então, subamos à montanha com o Cristo, para que, contemplando o Seu rosto, nós vejamos a face do Pai celeste e nos abriguemos debaixo destas três tendas: da lei; da profecia e da filiação. 

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.