22 Mar 2023

(Português do Brasil) Em Jesus Cristo, você é chamado a ser filho de Deus Pai

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Naquele tempo, Jesus respondeu aos judeus: ‘Meu Pai trabalha sempre, portanto também Eu trabalho’. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-Lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. (João 5, 17-18)

Vejam, o clima de tensão cresce ao redor de Jesus. Cada vez mais, a afirmação de Jesus, da sua divindade, a afirmação da paternidade de Deus sobre Jesus faz crescer ainda mais esse clima de tensão. E nós podemos perceber claramente qual era o motivo: ciúme e inveja porque Jesus chama Deus de Seu Pai. Ciúme de um relacionamento. E isso nos lembra quem? Caim e Abel, isso nos lembra aquele mal.

Como, desde aquele momento, a humanidade sofre do mal do ciúme e também de invejar o amor com que os outros amam e são amados! Jesus passou por essa experiência dramática, Jesus veio para nos dizer que nós não precisamos invejar aquilo que também nós somos chamados a viver. 

Precisamos aprender a cultivar o sentimentos que trazemos dentro de nós, e só Jesus pode nos dar isso, só o Pai do Céu pode nos conceder esta graça

Vejam, todos os judeus eram chamados a esta comunhão com o Pai, eles não perceberam que o que Jesus estava fazendo era simplesmente apresentar um modelo de filiação, de paternidade, um modelo de relacionamento, mas todos eles eram chamados a esta realidade, assim como nós também somos chamados. Você não precisa invejar o amor de ninguém, como alguém é amado ou como alguém ama, porque você também é chamado, em Jesus Cristo, a se tornar filho e poder amar e ser amado.

Ao invés de invejar um relacionamento, aproxime-se, encontre o seu lugar ali, é muito mais fácil falar de fora, criticar, do que se aproximar, ter um gesto de aproximação diante de uma realidade familiar ou de uma realidade de amizade, na família, num grupo de trabalho, na faculdade, na paróquia, na comunidade. Nós precisamos acabar com essa mentalidade dos “grupinhos” e dos “guetos”, pois nós fazemos parte da única família de Deus. Então, ao invés de criticar, aproxime-se, faça um gesto de amor.

Os contemporâneos de Jesus podem ainda estar presentes no meio de nós, não basta dizer que acreditamos em Deus, mas esse Deus que existe precisa ser o nosso Pai, esse Deus precisa exercer a sua paternidade sobre nós, Ele precisa encontrar em nós a docilidade de filhos, porque, sem esse amor paterno de Deus, nós seremos eternos ciumentos, invejosos, incapazes de amar alguém e de nos deixarmos ser amados, de oferecer às pessoas um amor gratuito, um amor oblativo. 

Sem o Pai nós seremos eternos “Cains”, que sabem cultivar só sentimentos ruins dentro da terra do coração. Vocês se lembram que Caim era cultivador do solo, da terra, mas não sabia cultivar o terreno do seu coração. Nós precisamos aprender a cultivar o sentimentos que trazemos dentro de nós, e só Jesus pode nos dar isso, só o Pai do Céu pode nos conceder esta graça.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.