19 Dec 2023

(Português do Brasil) Acolha, com fé, a vontade de Deus em sua vida

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Então, apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. Mas o anjo disse: ‘Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor’”. (Lucas 1,11-15)

Hoje, a Liturgia da Palavra, tirada do Evangelho de São Lucas, apresenta-nos o anúncio da concepção de João Batista a Zacarias. Ontem, vimos a fé de José, que acolhe a vontade de Deus sem colocar muitas exigências. José acolhe, com fé, a vontade de Deus. E podemos ver que também não foi diferente com Zacarias.

Contudo, a história de hoje nos revela uma outra perspectiva: Zacarias e a sua esposa que ali aguardavam e rezavam pedindo a Deus a graça de um filho, pois Isabel era estéril. Eles rezavam há muito tempo, suplicando ao Senhor essa graça. O próprio anjo lhes disse: “Não tenhas medo, Zacarias, a sua oração foi atendida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho e você o chamará João”. Mas quando a oração de Zacarias está, ali, finalmente sendo atendida, sendo correspondida, ele não soube reconhecê-la, ele permaneceu incrédulo, ficou muito tempo esperando, aguardando, mas não soube acreditar, não soube ter fé naquele momento.

Aquele que não tem essa fé viva corre o risco de ficar emudecido diante da grandeza de Deus

Zacarias apresentou esse risco — de não reconhecer e acolher a imprevisibilidade de Deus, que age de maneira imprevisível, em momentos imprevisíveis. Ele não acolheu, não teve essa fé autêntica naquele momento. Por isso, a Palavra de Deus diz que ele ficou mudo até o nascimento de João para demonstrar isso.

Aquele que não acredita, que não tem essa fé viva; aquele que duvida corre esse risco de ficar emudecido diante da grandeza de Deus, de não conseguir corresponder. Foi isso o que aconteceu com Zacarias. Porém, a fé verdadeira é aquela que alimenta essa expectativa, essa confiança.

Deus tem o Seu tempo, Deus tem os Seus planos, o que precisamos é aprender a colher o tempo d’Ele, o que precisamos é aprender a acreditar sempre. Ainda que seja muito surpreendente a graça de Deus, deixemo-nos ser surpreendidos pela vontade de Deus.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.