14 Feb 2024

(Português do Brasil) Abra-se à conversão que Deus quer realizar em sua vida

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus” (Marcos 6,1).

Hoje, iniciamos a Quaresma, um tempo riquíssimo da nossa espiritualidade, onde vivemos um verdadeiro retiro de 40 dias, em preparação para a grande Solenidade da Ressurreição de Jesus, a grande Solenidade da Páscoa.

A Quaresma, de fato, apresenta-se a nós como este momento favorável da graça de Deus, é um tempo forte, um tempo favorável da graça de Deus, tempo onde somos chamados por Deus, convocados pelo Espírito Santo, a uma profunda conversão e revisão de vida.

A Quarta-feira de Cinzas marca, justamente, o início deste tempo favorável, neste momento favorável para voltarmos para Deus. Somos chamados a nos voltarmos inteiramente para Deus.

As leituras escolhidas para iniciar este tempo forte são um grande incentivo para assumir este compromisso quaresmal de maneira autêntica, é um compromisso que assumimos de adentrarmos na Quaresma de forma autêntica.

A conversão acontece a partir da nossa disponibilidade de nos deixarmos reconciliar com Deus

O difícil movimento da conversão é, antes de tudo, algo que Deus deseja que nós vivamos, então, precisamos nos abrir a este convite, o principal convite da Quaresma é esse: convertei-vos, mudai de vida — “Voltai para mim de todo o coração” —, diz-nos o Senhor.

A conversão acontece a partir da nossa disponibilidade de nos deixarmos reconciliar com Deus. O nosso coração que, muitas vezes, desvia-se da vontade de Deus, que erra o alvo, precisa voltar, precisa acertar a direção novamente. Por isso, as Escrituras nos recordam que na Quaresma é necessário rezar.

A partir da nossa oração, usar as armas que temos para treinar a nossa alma — a esmola, o jejum. Precisamos assumir essa disciplina dos nossos gestos concretos, o nosso coração pode descobrir essa alegria, a alegria de nos doarmos aos outros, a importância absoluta de dar primazia à escuta da Palavra de Deus, a urgência de nos desapegarmos um pouco dos nossos próprios apetites e dos nossos próprios interesses.

Então, o tempo da Quaresma marca esse dinamismo da conversão. Na medida em que estivermos dispostos a nos reconhecermos como pecadores, a admitirmos com sinceridade que somos pecadores, Deus vai nos concedendo a graça de nos voltarmos para Ele.  Devemos dar espaço para Deus fazer uma grande revolução na nossa vida!

Somos pecadores, isso é real! Somos pó, isso é verdade! Mas, somos um pó habitado pelo Espírito do Ressuscitado; somos lugar santo, onde habita a misericórdia de Deus.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.