31 Dec 2023

(Português do Brasil) Por meio da sua família, experimente o amor de Jesus

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: ‘Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor’.” (Lucas 2,22-23)

Hoje, no último dia do ano, celebramos, com muita alegria, a Solenidade da Sagrada Família de Nazaré. Celebrar a Sagrada Família de Nazaré é, sem dúvidas, aprofundar ainda mais no mistério da encarnação. Jesus Cristo, Deus feito homem, quis ter uma família.

A família é um dom de Deus. E é a partir da vivência familiar que aprendemos a santificar a nossa vida. A família é essa igreja doméstica, é onde aprendemos; é uma escola de santidade.

É no seio familiar que também oferecemos a Deus os primeiros sacrifícios. Jesus é apresentado no templo e é consagrado ao Senhor, é na família que oferecemos os primeiros sacrifícios a Deus.

Papa Paulo VI, em uma viagem à Terra Santa, proferiu em Nazaré um discurso, onde ele vai dizer que: ‘Nazaré é a escola onde começamos a compreender a vida de Jesus: a escola do Evangelho. Aqui, aprendemos a observar, a ouvir, a meditar e penetrar o significado profundo e misterioso, dessa manifestação do Filho de Deus tão simples, humilde e belo’.

Toda família é esse espaço privilegiado para vivermos e aprendermos sobre a fé e o sacrifício

É dentro da família que conhecemos a Jesus, é na vivência familiar. Celebrar e contemplar o mistério da família, onde nasceu e cresceu Jesus, o nosso Salvador, ajuda-nos a compreender a dimensão da fidelidade a Deus e também do sacrifício que estão sempre ligados; tal como Abraão e Sara; Maria e José também experimentaram a obediência, a fé, e, assim, declaram a primazia de Deus em suas vidas ao apresentar o Menino no templo.

Desse modo, meus irmãos, compreendemos que toda família — seja ela nossa família de sangue, seja ela a família eclesial, a família igreja —, é esse espaço privilegiado para vivermos e aprendermos sobre a fé e o sacrifício, aprendermos que fé e sacrifício estão intimamente ligados.

Precisamos permitir que Deus nos leve cada vez mais, por meio da fé, a oferecer sacrifícios a Deus, crescer na relação em Deus, mas também aceitar a espada que, muitas vezes, transpassa as nossas relações. A espada que transpassou o coração de Maria, nessa profecia, é a espada do sacrifício, mas não abandonar a família, que é um grande dom de Deus.

Que hoje possamos rezar por todas as famílias! No último dia do ano, relembramos que o grande dom de Deus é a família.

Já desejo a você um abençoado ano novo! Que a partir da bênção da Sagrada Família, você também possa viver um ano abençoado juntamente com a sua família!

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.