08 Jul 2025

Perder a capacidade

Naquele tempo apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel!” (Mateus 9,32-38).

A Cura do Mudo: A Transformação pela Graça Divina

Amados irmãos e irmãs, nós vemos, aqui, a cura do mudo possesso. Está ali entre o versículo 32 e 33 do Evangelho de hoje.

O homem estava possuído e não podia falar. O que simboliza isso?  Simboliza que perdeu a capacidade de expressar, de louvar e testemunhar as maravilhas de Deus.

Cura física e espiritual

Jesus liberta e devolve a fala, ou seja, cura física, mas também a cura espiritual. Irmãos e irmãs, nós precisamos tomar cuidado porque, no contexto bíblico, Cristo não só realiza curas físicas, mas também espiritual, que provoca conversão, mudança de vida e que coloca a pessoa dentro da realidade, da intimidade com nosso Senhor, ou seja, a multidão reconhece, nunca se viu coisa igual em Israel.

Cegueira espiritual e fechamento à Graça

A ação de Jesus ultrapassa o esperado. Ele traz uma novidade radical de Deus. E qual é a reação dos fariseus?

É pelo chefe dos demônios que Jesus expulsa os demônios.

O que significa isso aqui?

Representa a cegueira espiritual e o fechamento à graça.

Meus irmãos e minhas irmãs, diante dos milagres, das curas que Jesus pode realizar em nossa vida, devolver a nós a dignidade de filhos, mas nós podemos também correr o grande risco de vivermos na cegueira espiritual e nos fecharmos à graça de Deus, ao poder de Deus, à ação d’Ele. Mesmo diante do bem evidente, preferem criticar.

Acolher a Graça de Deus

Não critique, acolha a graça de Deus. É um alerta sobre como o orgulho e o preconceito impedem de ver a ação de Deus.

Meus irmãos, nós precisamos pedir a graça de um coração humilde para reconhecer em Cristo as maravilhas que Deus realiza por meio deles.

Libertação do mal e renovação

E Jesus quer nos libertar de todo mal que possa nos calar e que possa roubar de nós. O louvor, a gratidão e também aquilo que Deus nos pede: humildade.

Peçamos ao Senhor essa graça, e que possamos ser renovados e transformados pela graça de Deus.

Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.