18 Jan 2022

Tenha Cristo em sua vida, todos os dias, inclusive em dia de sábado!

“(…) ‘Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?’ Jesus lhes disse: ‘Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? (…) Portanto, o Filho do Homem é Senhor também do sábado’” (Marcos 2, 24-28).

Jesus parece um transgressor da lei, um fora da lei. Para um judeu devoto, Ele começa a fazer coisas estranhas: toca leprosos; perdoa os pecados; Ele fala com samaritanos; Ele aproxima- se das mulheres; faz refeição com pecadores; cura em dia de sábado; chama a Deus de Pai. Jesus começa a fazer coisas estranhas.

A palavra transgredir significa ir além, ultrapassar um limite. Existem dois modos de transgredir: um é ter consciência do meu limite e o ultrapasso para agredir, para gerar violência sobre o outro, ou, no caso de Deus, querer ofendê-Lo. O outro é quando o meu ir além é para gerar comunhão; é para chegar até o outro e lhe dar vida, dar a ele uma possibilidade de ser quem ele é. Então, quando vemos essa atitude de Jesus, a “transgressão de Jesus”, na verdade, é para chegar até o meu e o teu coração.

Vivamos de Cristo e o tenhamos como alimento, inclusive no sábado, no domingo, na segunda, na terça. Cristo sempre em nossa vida!  

O dia de sábado, o sábado, é sinônimo de Deus; e o homem foi feito para Deus. O campo de trigo, que aparece na passagem de hoje, é a imagem do próprio Cristo: o trigo que torna pão; o Pão que se torna o corpo do Senhor. Os discípulos estão percorrendo o campo, ou seja, estão caminhando sobre a vida de Jesus, eles estão lado a lado com o Mestre. Cristo é o alimento! Ou você vive d’Ele ou está morto; ou eu vivo d’Ele ou estou morto. É a mesma dinâmica de saber aproveitar da presença de Jesus. 

Aqui, não se trata desprezar a indicação da lei sobre aquilo que é certo ou errado, não é isso; e sim mergulhar apenas no que é certo, viver de Cristo e tê-Lo como alimento, inclusive no sábado, no domingo, na segunda, na terça… Cristo sempre em nossa vida, todos os dias. Como é lindo em nossa Igreja a possibilidade de fazermos a comunhão diária! Pois, o nosso alimento diário é Cristo.

Jesus responde à acusação ao colocar no centro a figura de Davi, que era a figura do Messias. O pão que Ele come junto com seus companheiros era o pão que ficava diante da Arca da Aliança, era o pão santíssimo. E, mesmo assim, Ele o comeu e deu aos seus companheiros.

Meus irmãos, nós fomos feitos para as coisas santíssimas; Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. Fomos feitos para nos tornamos como Deus, — “Sede santos porque o vosso Pai do Céu é santo!” —, capazes de dar a vida pelos irmãos. Nós somos chamados à essa liberdade; nós somos chamados a este estilo de vida: obedecendo aos Mandamentos do Senhor; vivendo a lei do Senhor todos os dias nos nossos comportamentos e em cada decisão, mas vivendo, acima de tudo, debaixo da lei do amor, que é Cristo, o nosso alimento. 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.