31 Jul 2020

Seja profeta na sua casa

“Jesus, porém, disse: Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família! E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé” (Mateus 13,57-58).

Foi na Sua própria casa – quando digo “casa” é, justamente, Seus próprios parentes – no meio deles, onde Ele foi criado em Nazaré, que Ele não foi acolhido, amado e aceito. Por isso Nazaré não pode testemunhar os milagres de Jesus, que é a Sua presença amorosa no meio deles.

Em Nazaré, Ele fez poucos milagres porque poucos foram os que, de fato, O acolheram. Quando Ele diz que um profeta não é estimado em Sua própria casa e em sua família, Ele está dizendo o que não deveria ser, mas o contrário que deveria ser.

Um profeta precisa ser profeta em casa, na família, e sabemos que temos dificuldade de sermos profetas em casa, e não podemos deixar de ser. Pai e mãe têm que serem profetas dentro da sua própria casa; e os filhos da mesma forma. A profecia e o Reino de Deus têm que acontecer dentro da nossa casa.

Sei que é mais fácil escutar os outros de fora, é mais fácil para você escutar o padre Roger ou outro padre que não vive ou mora com você. Obrigado por nos acolher, mas você precisa acolher aquele profeta que está dentro da sua casa.

Tenho que dizer a você: “Esposa, escute seu marido e seus filhos”. “Marido, escute a sua esposa e seus filhos e, enfim, se escutem mutuamente. Porque quando não há escuta, gera incompreensão, discussões, acusações e tantos outros males.

Não tenha medo de ser profeta entre os seus, ainda que você não seja, muitas vezes, recebido e compreendido

Quando a casa, a família, acolhe um ao outro, acolhe as fraquezas e debilidades (porque achamos que por causa das fraquezas, daquilo que fazemos, não vamos nos escutar, não vamos dar ouvido, pelo contrário), o coração experimenta os milagres de Deus quando sabemos acolher a fraqueza do outro, quando sabemos acolher aquilo que vem do outro.

Se queremos receber o Reino de Deus, a primeira coisa é saber acolher. Saiba acolher e colher os da sua própria casa, da sua própria família, e não tenha medo de ser profeta na sua casa. Não tenha medo de ser profeta entre os seus, ainda que você não seja, muitas vezes, recebido e compreendido.

A pessoa pega um carro ou outros meios e vai rezar em muitos lugares distantes. Faça isso, e precisamos fazer mais ainda, levar mais longe o possível o Reino dos Céus. Mas não fazemos isso em casa, não rezamos com os nossos, não pregamos para os nossos, não meditamos a Palavra de Deus entre nós; a casa não consegue se reunir nem para fazer uma oração durante a refeição, não consegue um orar pelos outros.

Há de se ver casais pregando a Palavra de Deus para todos os lados, mas o que menos se vê são casais rezando um pelo outro, rezando com o outro, um colocando a mão na cabeça do outro e levando a graça de Deus para o seu em primeiro lugar. Há de se ver você levando a Palavra para os filhos dos outros, mas leve também para os seus.

Seja profeta na sua casa, na sua família, e será o grande testemunho que você vai dar para tantas outras casas e famílias.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.