18 Apr 2022

Permita que a Ressurreição de Jesus mude a sua vida

“Naquele tempo, as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: ‘Alegrai-vos!’ As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. Então, Jesus disse a elas: ‘Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão’” (Mateus 28,8-10).

Mais um relato da ressureição, pois nós estamos vivenciando, nestes dias de Oitava de Páscoa, justamente a beleza da dinâmica da ressurreição de Jesus.

Eu estive algumas vezes, na terra santa, em Israel, precisamente em Jerusalém, no Santo Sepulcro. E pude constatar com os meus olhos que o corpo de Jesus não está ali. Realmente, o túmulo está vazio! Essa é uma prova cabal; é uma prova evidente da ressurreição de Jesus; uma prova palpável da ressurreição d’Ele, e isso nem os historiadores discutem. Porém, a maior prova da ressurreição de Jesus não está só nisso, e sim na mudança na vida dos seus discípulos: a transformação da vida daqueles homens que se deixaram tocar pelo mistério da vida de Cristo.

E esta é a maior prova da ressurreição: a mudança. Porque a ressurreição é uma experiência que toca a nossa vida; que muda o nosso destino; o nosso jeito de pensar; o nosso jeito de nos comportar, porque, se nós também, um dia, seremos ressuscitados com Cristo, nós precisamos, no hoje e no agora da nossa vida, já vivermos como ressuscitados.

A maior prova da Ressurreição de Jesus é a mudança na nossa vida

Por isso, você vai perceber e tem percebido ao longo desses dias, que os evangelhos destacam mais os encontros com Ressuscitado do que o evento da ressurreição em si. Os evangelistas são muito sucintos ao falar daquele momento da ressurreição. Não existe uma coisa cinematográfica, efeitos especiais, pois o evangelho é muito sutil ao falar daquela realidade do momento da ressurreição de Jesus. Porém, os evangelhos são muito enfáticos ao falarem dos encontros com Ressuscitado, porque é justamente o encontro com o Ressuscitado que marca a vida das pessoas, que marcou a vida de Maria Madalena, a dos discípulos, que marcou a minha e a sua vida.

Aquelas mulheres, que procuravam um morto, encontraram o corpo Ressuscitado. E podem se aproximar d’Ele; tocá-Lo; se prostrarem aos seus pés; podem fazer o seu ato de fé. E a fé daquelas mulheres leva a uma experiência real; uma experiência concreta — que muda não só o conhecimento intelectual, pois isso não muda e nos ajuda a compreender, e a razão nos ajuda a dar sentido à nossa fé; a dar as razões de o porquê nós cremos —, mas é aqui, no coração, na sede da nossa vontade, que justamente acontece este movimento de graça: a experiência com Jesus Ressuscitado.

O mundo de hoje tenta reduzir, esvaziar ao máximo esse mistério porque é mais fácil criar hipóteses de que tudo seja uma invenção humana, que não tenha existido, em vez de aceitar que exista de verdade um Deus que nos ama assim; um Deus que nos ama para além da morte; um Deus que nos ama na Ressurreição do Seu Filho; é mais difícil acreditar nisso. Porém, somos chamados a mergulhar a nossa vida nesse mistério. Talvez, hoje, o seu coração esteja passando por essa experiência de aceitar definitivamente a Ressurreição de Jesus, e que ela traga algo novo para o teu coração. 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.