02 Aug 2022

Peça ao Senhor que venha ao seu socorro

“Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo; e começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me!’ Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: ‘Homem fraco na fé, por que duvidaste?’” (Mateus 14,30-31).

Meus irmãos, deparamo-nos com este Evangelho, onde o Senhor, depois de ter saciado a fome da multidão, começou, ali, a despedir daquela multidão, enquanto os discípulos foram à frente numa barca. Jesus foi depois. E, na madrugada, o Senhor foi ao encontro deles, andando sobre as águas. Mas os discípulos ficaram assustados, porque viram alguém andando sobre as águas e imaginaram que era um fantasma. E Jesus disse a eles: “Coragem, sou Eu, não tenhais medo!”.

Olha só que interessante: depois dos discípulos terem visto o Senhor realizar milagres, depois deles terem visto o Senhor ensinar, será que multiplicar os pães, realizar tantos milagres, ensinar, já não bastava para que eles acreditassem que Deus estava com eles? E não imaginassem que era uma fantasma? Pois é! Mesmo tendo feito experiências com Deus, eles imaginavam que era um fantasma.

Meus irmãos, também podemos passar por isso. Mesmo nós, na caminhada com Deus, podemos ter experiências de medo, experiências onde nós imaginamos que o mal está à nossa frente, tememos aquele mal e achamos que é um fantasma. Foi isso o que aconteceu com aqueles discípulos. Não era um fantasma, era o Senhor! E o Senhor, então, apareceu a eles, identificaram então que era o Senhor, e Pedro quis andar, quis ir ao encontro de Jesus andando sobre as águas. E Jesus disse: “Vem!”, e Pedro começou a dar os primeiros passos, mas porque veio um vento — como nós escutamos aqui — ele sentiu medo e começou a afundar. Ele pediu socorro a Nosso Senhor, Ele estendeu a mão, e ele pode ser salvo ali.

Ainda que venham os ventos, ainda que você comece a afundar, peça socorro a Nosso Senhor

Meus irmãos, Pedro até esqueceu que sabia nadar, não é? Como pescador experiente, como dono de uma companhia de pesca, ele sabia, com certeza, nadar, mas o medo fez com que até as suas habilidades fossem esquecidas.

Meus irmãos, quando nos esquecemos de que é Deus quem está conosco, que nós estamos com Ele, até mesmo as habilidades que nós temos, esquecemo-nos por causa do medo. O medo cega, o medo, infelizmente, trava até mesmo as nossas habilidades. Não tenhamos medo! E Nosso Senhor, é claro, Jesus chamou a atenção, ali, de Pedro: “Homem fraco na fé!”.

Meu irmão e minha irmã, desperte. Despertemos! Não sejamos fracos na fé, ou, mesmo vindo a fraqueza, façamos como Pedro: peça socorro a Nosso Senhor.

Nosso Senhor chamou a atenção dele, mas o salvou. Não tenha medo também de pedir socorro a Deus, de pedir socorro ao Senhor. Por mais experiente que você seja na sua caminhada de fé, não deixe o medo também tomar conta do seu coração. Coragem! Coragem na sua caminhada cristã, coragem para realizar o seu trabalho, coragem para anunciar o Evangelho. Coragem! Ainda que venham os ventos, ainda que você comece a afundar, peça socorro a Nosso Senhor. Ele vai vir ao seu encontro, Ele vai te socorrer, Ele vai te resgatar, Ele vai me resgatar.

E que o Senhor ajude-nos a viver a nossa caminhada com Ele, fazendo sempre a vontade d’Ele, com coragem. E, mesmo que venha o medo, não tenha receio de pedir socorro.

Peçamos sempre o socorro de Nosso Senhor: “Senhor, ajuda-me!”, você pode gritar aí também, grita no seu coração — “Senhor, ajuda-me, estou afundando!”, “Eu consigo navegar, eu consigo, eu tenho habilidade para isso e para aquilo, mas preciso Senhor do seu socorro”. Sim, que Ele venha em seu socorro porque a nossa dependência deve ser d’Ele e a nossa inspiração sempre vai vir d’Ele, para realizarmos tudo o que Ele deseja de nós.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.