31 May 2022

Desenterre os talentos que você recebeu de Deus

“Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lucas 1,39-41).

Meus irmãos e minhas irmãs, celebramos, hoje, com toda a Igreja, a Visitação de Nossa Senhora. Esse tema na vida da Virgem Maria, essa festa nos faz uma convocação, é a festa para que eu e você saíamos de nós mesmos, é uma festa justamente de partida; de partida de dentro de nós para colocar-nos na vontade de Deus.

É uma festa que nos desinstala porque nos recorda desse momento da vida da Virgem Maria, onde Ela recebe o anúncio do Anjo e, imediatamente, coloca-se a serviço. Precisamos também ser assim, colocar o dom que nós recebemos em ato, praticar, na verdade, aquilo que nós recebemos de Deus.

Maria não se acomoda, mas Ela começa a se adequar àquilo que recebeu. Ela acabou de receber o anúncio do Anjo de que seria a Mãe do Salvador; e Maria começa a ajustar a sua vida a esse evento, a esse fato. Isso também fala muito a cada um de nós.

Muitas vezes, recebemos os dons de Deus e os enterramos. Muitas vezes, os talentos que Deus nos deu estão enterrados dentro de nós, enterrados dentro de casa, enterrados dentro do nosso coração e não atuamos com o dom que recebemos de Deus.

Maria se coloca dentro da ação de Deus, Maria não se vê paralela à ação de Deus, mas Ela se vê na ação conjunta com Deus. Quando canta os louvores de Deus no Magnificat, Ela assume aquilo para sua vida. Porque, na verdade, Maria faz um compêndio da história da salvação. Quando Ela diz e recita o Magnificat, na verdade, Ela está se colocando dentro de todos os feitos de Deus na história da humanidade, na história da salvação.

Muitas vezes, os talentos que Deus nos deu estão enterrados dentro de nós, enterrados dentro de casa

Por isso, agora a vida de Maria e o projeto de Maria pertencem a um projeto muito maior do que aquele da aldeiazinha de Nazaré. O projeto se torna grande porque ele foi colocado dentro de Deus, esse projeto foi colocado dentro do projeto de Deus que é muito maior.

Nosso coração precisa se expandir, precisa passar por esse movimento. À medida do dom que nós recebemos, o coração precisa se expandir, porque, senão — como falei —, o fechamento pode sufocar o dom, a graça que nós recebemos.

Você pode receber um dom maravilhoso, um dom extraordinário, se você não deixar o seu coração se expandir para que esse dom esteja a serviço da Igreja, a serviço dos irmãos, de nada vale esse dom, de nada vale esse talento que Deus colocou nas suas mãos.

O texto diz que Maria partiu apressadamente; o advérbio usado aqui é justamente o remédio contra aquele mal do século que vivemos hoje, o mal da procrastinação, o mal de deixar para amanhã, deixar para depois, ir adiando as coisas e nunca nos colocar a serviço de Deus.

“Maria partiu apressadamente”, que esse seja o remédio para o seu coração, que esse seja o remédio para o nosso coração, para esse espírito de tartaruga que, muitas vezes, nos invade e não queremos servir a Deus, não queremos nos colocar a serviço do Senhor.

Hoje, é o dia favorável para sermos visitados por Deus e para também visitarmos alguém que foi colocado no nosso caminho hoje, para que levemos a esperança e a alegria de Deus para essa pessoa. Foi isso que a Virgem Maria fez com a sua prima Santa Isabel.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.