28 Sep 2022

Confie ao Senhor a segurança de sua vida

“Jesus disse a outro: ‘Segue-me’. Este respondeu: ‘Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai’. Jesus respondeu: ‘Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus’” (Lucas 9,59-60)

Jesus, que está a caminho para fazer a vontade do Pai, que está a caminho de Jerusalém, estava ali com os Seus discípulos; e outros quiseram seguir a Nosso Senhor, outros se prontificaram a seguir o Senhor.

E nós escutamos no Evangelho, esse trecho que li para você, de alguém que queria, primeiro, enterrar o seu pai. E Jesus foi duro, Ele parecia duro, parecia até sem coração, mas como ele nem podia enterrar o pai? Calma! Aqui, “enterrar o pai” significava que o pai ainda estava vivo e que ele só seguiria o Senhor depois que o pai morresse. Era isso que estava ocorrendo, ou seja, não era para adiar o seguimento a Ele, era necessário segui-Lo e pronto, e anunciar o Reino, como nós escutamos aqui. “Olha, deixe que os mortos enterrem os mortos. Você vem, segue-me e anuncia a boa nova”.

Meus irmãos, Nosso Senhor deseja uma prontidão para nós, para segui-Lo. Depois, neste Evangelho, o Senhor apresentou outros casos também. O caso de alguém que se pôs à disposição para seguir o Senhor, mas Ele disse: “Olha, mas as raposas têm tocas, os pássaros têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.

Que o Senhor nos ajude a dar esses passos: a segurança é Ele; desapego da família, então, amor a Ele

E, depois, a outra situação que foi apresentada: alguém que se colocou à disposição, mas o Senhor disse: “Olha, mas quem põe a mão no arado, não pode olhar para trás”. Essas situações de seguimento que Nosso Senhor apresentou, foi para deixar claro o seguinte: “Olha, não tenho segurança e não ofereço segurança mundana não”.

Por isso, o Senhor disse: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Jesus estava dizendo aqui, em outras palavras: “Não espere seguranças humanas porque a minha segurança é o Pai”; e que a sua segurança seja também o Pai!

Na segunda situação, Jesus estava deixando claro, aqui, que era para haver um desapego da família: “Deixe que os mortos enterrem os mortos”. E, na terceira situação, o foco em agradar a Deus: “Quem põe a mão no arado, não pode olhar para trás”, e quem trabalha com agricultura e utiliza o arado — antigamente se usava o arado —, é bem isso, não pode perder a atenção, tem que ter foco. O foco nosso é Jesus, é fazer a vontade d’Ele.

Que o Senhor nos ajude a dar esses passos: a segurança é Ele; desapego da família, então, amor a Ele, ainda mais sobre todas as coisas; e foco em agradá-Lo.

Que o Senhor nos ajude a fazer esse caminho de desapego, de foco n’Ele e de agradá-Lo em tudo.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.