29 Dec 2021

Abra o seu coração à graça do Espírito Santo

“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (Lucas 2,29-32).

Dentro da Oitava do Natal, contemplamos Jesus sendo apresentado no Templo. Hoje, queremos nos voltar para um personagem importante nesse Templo: movido pelo Espírito Santo, Simeão estava ali aguardando a Consolação de Israel.

A Palavra de Deus diz que Simeão era um homem justo e piedoso. Todo homem justo, piedoso e temente a Deus é conduzido pela Sua graça e espera a consolação que vem d’Ele. Você vai ver, ao longo da história de Jesus, o que os evangelistas nos narram: há pessoas religiosas, mas não são tementes a Deus, nem justas, nem obedientes a Ele. São as pessoas religiosas do tempo de Jesus que vão se opor a Ele.

Só contemplamos a presença de Deus no meio de nós quando somos movidos pelo Seu Espírito

É preciso que a nossa religião seja movida pelo sentimento da justiça e da piedade. A piedade é, na verdade, a virtude evangélica que nos coloca na sintonia com Deus, é somente uma alma humilde e devota, que se coloca à luz do Espírito Santo, que é capaz de entrar nos desígnios de Deus. É desse jeito que nós contemplamos, hoje, Simeão, essa figura tão importante. Porque, quando Jesus veio, não foram todos ou uma grande parte que não O reconheceu. E por que Simão reconheceu Jesus? Porque ele era movido pelo Espírito de Deus.

Não era um espírito humano, não eram pretensões humanas que moviam o coração de Simeão, mas era o Espírito do Senhor que estava com ele. Esse mesmo Espírito consolou que ele não morreria sem ter nos braços o Divino Salvador; e quando ele recebe Jesus, ele exulta de alegria, o seu coração é tomado por uma paz e diz: “Agora, posso descansar em paz, porque meus olhos viram, porque meus olhos contemplaram, porque as minhas mãos tocaram em Jesus, o enviado de Deus”. 

Simeão é aquele que profetiza que Jesus vai ser causa de queda e de soerguimento em Israel, e que uma espada de dor há de transpassar o coração de Maria. Simeão é profeta, homem do Espírito, profetiza a graça mesmo em meio à dor. Porque, muitas vezes, a profecia de Deus nos coloca diante da realidade; muitos irão aceitar Jesus e muitos não irão aceitá-Lo, mas é preciso acolher a missão que Ele vem realizar.

Que Deus faça de nós homens e mulheres justos e piedosos, tementes a Deus, cheios do Espírito Santo. Só contemplamos Jesus, só contemplamos a presença de Deus no meio de nós quando somos movidos pelo Espírito de Deus. Que a exemplo de Simeão, estejamos abertos à graça do Espírito.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.