08 Feb 2026

Vós sois o sal da Terra: o chamado para dar sabor e purificar o mundo

Ser sal e luz: Como o testemunho cristão transforma a realidade

“Vós sois o sal da terra, mas se o sal perder o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Não serve mais para nada, senão para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte. Nem se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire, mas sobre o candeeiro, onde brilha para todos os que estão em casa” (Mateus 5,13-16).

Hoje é domingo, dia do Senhor, dia de colocarmos a nossa melhor roupa, irmos para a Santa Missa. Ele nos espera para consolar e curar o nosso coração. Quando Jesus traz essas simples comparações daquilo que é a criação de Deus, vemos que o sal e a luz têm poder para transformar, seja um alimento ou a escuridão, trazendo a luz. Que sejamos sal e luz, testemunhas que transformam o mundo.

O sal que conserva, purifica e dá sabor

O sal, no tempo de Jesus, não era apenas um tempero, mas servia para conservar os alimentos, dar a ele sabor e purificá-lo.

Quando Jesus diz: “Vós sois o sal da terra”, ele nos chama a dar sabor ao mundo. Contudo, uma pessoa que se diz cristã, mas não se alimenta da vida de oração, da Eucaristia, da adoração, como vai fazer aquilo que Jesus lhe pede, que é dar sabor ao mundo?

Nós não podemos dar de nós mesmos, nós precisamos dar daquilo que nós buscamos, ou seja, dar sabor ao mundo com o amor de Deus. Isso para impedir que a vida humana se corrompa pela indiferença, pelo egoísmo e a injustiça.

A indiferença, o egoísmo e a injustiça são falta do quê? De tempero, ou seja, falta do sal, falta de sabor. Mas se nós nos alimentarmos do amor de Deus, vamos fazer com que a humanidade não se corrompa por essas realidades.

O cristão que perde o sabor, ou seja, que perde a alegria do Evangelho, deixa de ser testemunha viva.

A missão de se misturar para transformar

O sal só cumpre o seu papel quando se mistura, quando se entrega. Assim também o cristão só cumpre a sua missão quando se doa, quando está no meio dos outros, levando a esperança e a justiça de Deus. Isso é ser sal, isso é ser luz.

Que Deus nos ajude, que Ele nos dê essa graça de não perdermos o sabor, a alegria e o entusiasmo pelo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.