Como cultivar a vigilância cristã no dia a dia
O Evangelho de hoje, em Lucas 12,35-38, diz para nós o seguinte: “Estejam com os rins cingidos e as lâmpadas acesas. Sejam como homens que estão esperando o Senhor voltar”. E a homilia de hoje gravita no seguinte tema: Felizes os servos que o Senhor encontrar vigilantes.
O chamado de Jesus à vigilância espiritual
O Evangelho é um convite para você, meu irmão e minha irmã, viver a vigilância espiritual. E a Canção Nova foi criada por Deus para preparar um povo bem-disposto, com os rins cingidos, para a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. E para esperar a segunda vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, precisamos desta virtude: vigilância.
No mundo de hoje, falta muita vigilância em nossa vida, porque nós nos distraímos com coisas que nos tiram do foco da eternidade, da oração e da luta contra o pecado; e isso vai enfraquecendo a nossa vigilância. Precisamos estar com as lâmpadas acesas.
A prontidão como sinal de amor e serviço
O óleo, no entanto, pode acabar se nós não alimentarmos a nossa alma, a nossa vida com espiritualidade, com sacramentos, para fortalecer o nosso coração. Porque, meus irmãos, nós precisamos estar como aquele que espera alguém importante que está próximo a chegar.
E quando esse alguém importante está próximo a chegar e nós queremos muito vê-lo, nós nos arrumamos, nós nos preparamos.
Assim, nós precisamos também viver a nossa vida em Deus, ou seja, pedir ao Senhor um espírito de prontidão, de serviço e caminhada, sempre com as lâmpadas acesas para iluminar o nosso caminho quando nós passarmos pela escuridão.
Manter as lâmpadas acesas no caminho da fé
Vigilância, contudo, não significa ansiedade nem medo, mas amor ativo, atenção à presença de Deus e prontidão para servir.
Será que eu e você temos a graça de viver assim ou ainda estamos presos a tantas realidades terrenas que nos levam ao afastamento de Deus?
Que o Senhor nos encontre em paz, que Ele nos encontre em santidade na Sua segunda vinda, gloriosa e definitiva.
Sejamos vigilante!
E que o Senhor nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!