O domingo como tempo de fé, esperança e confiança em Deus
Hoje é domingo, Dia do Senhor. É um dia especial, onde a comunidade se reúne em torno da Eucaristia para aprofundar a sua fé, para viver a fraternidade e a misericórdia de Deus. Você não pode deixar que este domingo passe desapercebido diante do que o Evangelho vai lhe ensinar no dia de hoje. Ouça, em Lucas 18,1-8, quando Jesus contou uma parábola para mostrar a necessidade de rezar sempre, sem nunca desistir.
Na parábola, uma viúva insiste com um juiz injusto, até conseguir justiça. Jesus então conclui: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que, dia e noite, gritam por Ele?”
Perseverança na oração e confiança em Deus
O que nós precisamos aprender desta homilia? Perseverar na oração e confiar no Senhor.
Neste domingo, dia do Senhor, o Evangelho nos apresenta uma lição simples, mas profunda: rezar sempre, sem jamais desanimar, sem jamais desistir.
Quantas vezes nós rezamos, pedimos, colocamo-nos na presença do Senhor, mas logo desistimos, porque pensamos assim: “Eu rezo tanto, mas Deus não atende a minha oração!”.
A profundidade na oração nos leva ao amor de Deus
A oração, meu irmão, minha irmã, não depende da quantidade, mas da profundidade como se pede e que nos leva ao conhecimento do amor de Deus. Jesus, então, nos conta esta parábola para dizer que aquele juiz não foi indiferente à súplica daquela viúva, ou seja, da insistência dela. Deus também não vai ser indiferente quando você rezar.
Deus nos prova, Deus nos coloca como pessoas que não devem caminhar numa fé simplória, vazia, mas, ao contrário, cheios de confiança, de esperança.
Por que aquela mulher insistiu tanto com aquele juiz, sabendo que ele era injusto? Porque tinha confiança, tinha esperança.
A importância de não desanimar na vida espiritual
Nós precisamos também caminhar dessa forma, precisamos escutar de Jesus justamente isso, pois o dia da esperança, o dia da escuta, o dia da confiança é o dia em que nós renovamos a nossa fé em Deus, que não se esquece de nós.
Por isso o domingo é importante para que nós rezemos com mais fé, com mais confiança e esperança.
Que o Senhor nos abençoe neste domingo, e que o nosso dia seja de perseverança. Que nós não desistamos diante das tribulações, e também das dificuldades e enfermidades.
Que o Senhor nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!