06 Dec 2025

O envio de Cristo: compaixão, poder e anúncio do Reino

O envio de Cristo: compaixão, poder e anúncio do Reino

“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da Messe que envie trabalhadores para a sua colheita. E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsar os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: Ide, antes, as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 9,35-10,1.6-8).

Jesus percorre o caminho da missão com compaixão e envia os discípulos, em simplicidade, mas com muita autoridade, para expulsar os espíritos malignos, autoridade para curar e, sobretudo, anunciar o reino dos céus.

Também nós, como discípulos, somos corresponsáveis pelo anúncio do Reino dos céus, pelo anúncio do Evangelho. Devemos escutar essa palavra de Jesus como uma ordem também para nós.

A missão nasce da compaixão de Cristo

Agora, nós vimos que esse envio restrito, inicialmente, às ovelhas perdidas da casa de Israel, se mostra como parte da pedagogia do plano divino. Por que eu digo isso? Porque Deus quis que o Evangelho fosse anunciado, primeiro, a essas ovelhas perdidas da casa de Israel, como cumprimento das promessas feitas aos patriarcas. Não porque os outros povos deviam ser desprezados, mas essa ordem tinha o objetivo de conservar a ordem do chamado de Deus, ali nos textos das Escrituras.

Começando por onde veio Cristo, para depois alcançar os confins da terra. Então, os discípulos começam a anunciar, primeiramente, aqueles que conheciam as Escrituras.

O envio que começa em Israel e alcança o mundo

Vamos pensar nas Escrituras: nós temos o Antigo e o Novo Testamento. Então, esse povo que chega, primeiramente, ao anúncio, às ovelhas perdidas da casa de Israel, era perito no Antigo Testamento. Um povo que já conhecia, mas não se restringiu a ele.

A missão da forma anunciada, neste texto, é uma missão provisória: as ovelhas perdidas da casa de Israel. Mais tarde, após a ressurreição de Jesus, nós escutaremos a seguinte frase: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.

O chamado de Jesus também é para nós hoje

Então, após a ressurreição, a missão é estendida não apenas às ovelhas perdidas da casa de Israel, mas a todo o novo povo de Deus, para que permaneçam na graça d’Ele para sempre. Assim seja também na nossa vida.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.