Santa Teresa de Jesus, a santa que reformou o Carmelo
Hoje, nós comemoramos a memória de Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja. E o mais importante que nós devemos compreender desta santa é que ela reformou o Carmelo. Ela é uma mulher mística, exemplo de autenticidade, de oração e de coragem evangélica.
E o Evangelho de São Lucas 11,42-46 vai nos falar o seguinte: “Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus”.
O testemunho de Santa Teresa de Jesus na história da Igreja
O Evangelho de hoje é uma palavra firme de Jesus contra a religiosidade falsa. E o Senhor está nos pedindo que essa religião seja combatida, porque ela mata a alma, esfria o coração e nos afasta de Deus.
Assim, temos o belo testemunho de Santa Teresa de Jesus, que nasceu em um tempo de grande rigidez religiosa, em pleno século XVI, quando a inquisição vigiava tudo, e o legalismo sufocava a espiritualidade. Olha que interessante: Santa Teresa ousou buscar um relacionamento pessoal, íntimo e vivo com o Senhor. Isso é o que marca a vida dessa grande mulher de Deus!
A verdadeira reforma começa no coração
Ela viveu um relacionamento íntimo, vivo, pessoal com Deus a partir da oração profunda, ou seja, ela sabia que a verdadeira reforma da Igreja começa no coração, na alma que se deixa transformar por Cristo.
Olha que preciosidade a vida dessa grande mulher de Deus: a reforma começa no coração. Tudo está ligado ao coração. Por isso Teresa não teve medo de questionar aparências. Ela reformou conventos, renovou vidas e enfrentou resistência, inclusive de autoridades religiosas. Mas sua força vinha da oração e da verdade interior.
A oração é um encontro pessoal e íntimo com Deus
Para ela, orar é tratar com amizade Aquele que sabemos que nos ama. Não é rito vazio, mas um encontro real com Deus. Aprendamos com Santa Teresa de Jesus a ter uma experiência profunda, íntima e pessoal para vivemos um encontro real com Deus.
Que ela interceda por nós e rogue por nós a Deus, e que Ele nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!