São José, o exemplo de vida sem reservas a Deus
Hoje, quarta-feira, dia de São José, patrono da Igreja Universal. Nós precisamos aprender com São José o que nós vamos ouvir no Evangelho sobre a Porta Estreita. Colocar Deus como as primícias do nosso dia, mas também da nossa santidade na busca pela eternidade.
São José quer nos ensinar a ser homens e mulheres que passam pela Porta Estreita no sentido de darmos a nossa vida a Deus sem reservas. E o Evangelho de São Lucas nos diz o seguinte: “Esforçai-vos para entrar pela Porta Estreita, porque larga é a porta que nos leva à perdição” (Lucas 13,22-30)
Escolher corajosamente a Cristo
Meu irmão, minha irmã, o que nós precisamos compreender deste Evangelho é que precisamos nos esforçar para entrar pela Porta Estreita.
O Evangelho de hoje nos apresenta uma pergunta muito atual.
Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?
Jesus, como sempre, não responde diretamente com números. Ele não fica especulando quantos vão se salvar, quantos vão se converter, quantos vão fazer a vontade d’Ele. Não! Jesus não quer que façamos esse tipo de cálculos e perguntas. Seu olhar é para dentro de nós, para que possamos tomar uma decisão pessoal e corajosa por Ele, ou seja, viver com seriedade o caminho da salvação.
A porta estreita é exigente, mas salvadora
O termo “esforçar-vos” no original grego é agonizeste, que lembra o esforço de um atleta numa competição ou de um soldado em combate.
Isso mostra que a vida cristã não é passiva, mas uma luta diária contra o egoísmo, a superficialidade e o pecado.
A porta estreita não é uma imagem para nos assustar, mas para nos despertar. Lembre-se, meu irmão: Jesus não quer a nossa perdição.
Ele quer a nossa salvação. Por isso não vivamos a dinâmica da “Porta Estreita” com medo, mas para nos despertar para a vida eterna e para nos desvencilhar do pecado.
O Senhor nos ajude e nos liberte de todo medo que possa nos levar para longe de Deus.
Que Ele nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


