Estar próximo de Deus e honrar a Sua vontade
O Evangelho de São Marcos, hoje, vai dizer para nós o seguinte: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (cf. Marcos 7,1-13)
Hoje, é dia de Santa Escolástica, irmã de São Bento. Nós queremos aprender com ela a ultrapassar as regras, os preconceitos e os preceitos que nós vamos criando ao longo da nossa vida e confiar na oração.
Primazia do amor. Aqui está sendo denunciado o perigo de colocar as tradições humanas acima da vontade de Deus. É o grande perigo que o mundo materialista e imediatista tem realizado na vida das pessoas. Colocar as coisas deste mundo acima da vontade de Deus, transformando a fé em mera formalidade é o grande perigo. Por isso Jesus vai dizer: “Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim”.
O perigo da fé baseada em formalidades
Jesus recorda que a verdadeira pureza vem do coração, e não das práticas externas. Muitas vezes, as pessoas fazem coisas para mostrar que vivem uma vida de santidade, uma vida de pobreza, de castidade, mas o coração está longe de Deus. Faz apenas para querer agradar as outras pessoas. Jesus está denunciando tais práticas. Quando o homem substitui o amor e a misericórdia por rituais vazios, a religião perde o sentido.
Por que, muitas vezes, as pessoas se afastam de Deus? Pelo mau testemunho que muitos cristãos têm dado por aí, colocando a misericórdia de lado e confiando nos rituais. Isso estraga a fé.
Santa Escolástica e a primazia do amor
Por isso, meus irmãos, há exemplos de Santa Escolástica, que dedicou a vida à oração e à contemplação. São Gregório Magno mostra algo importante da vida de Santa Escolástica: o verdadeiro espírito do Evangelho.
Certa vez, Escolástica pediu para que seu irmão, São Bento, permanecesse com ela num colóquio espiritual que eles estavam vivendo, falando das coisas de Deus. São Bento, fiel à sua regra, recusou-se. Então, Escolástica rezou com o coração para que ele permanecesse ali, e veio, de repente, uma forte tempestade que impediu São Bento de voltar ao mosteiro. São Bento, então, disse admirado: “Deus atendeu a oração porque amastes mais”. Ele estava preocupado só com a regra. Sua irmã, Escolástica, estava preocupada em fazer a vontade de Deus.
Que o Senhor nos ajude a colocá-Lo em primeiro lugar, e não os rituais nem as práticas externas.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!



