09 Jan 2024

Viva verdadeiramente a Palavra de Deus em sua vida

“Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: ‘Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir?’” (Marcos 1,21b-24)

Meus irmãos e minhas irmãs, a sinagoga é o lugar para aprender sobre Deus. Você sabe que a sinagoga nasceu no período do exílio, onde o povo de Deus não tinha mais o templo, não tinha o seu lugar de culto e, justamente, reunia-se para que a Palavra de Deus se mantivesse viva nos seus corações. Então, é o lugar de aprender sobre Deus; é uma espécie de escola teológica através das Escrituras.

Como falta para nós esse espírito sinagogal nas nossas igrejas e lugares de culto, lugar de aprendizado sobre Deus. Muitas vezes, deixamo-nos levar pelos modismos, as ideologias, as correntes espirituais, e fazemos da casa de Deus um tumulto que não evangeliza quem está chegando agora, por exemplo que é recém-convertido.

Então, chama atenção para nós também que os nossos lugares de culto precisam ser lugares de aprendizado de Deus, de aprender sobre Ele.

Peçamos ao Senhor que, no anúncio da Palavra de Deus, abramo-nos à sua ação

Um detalhe que aparece no texto é que o ensinamento de Jesus é feito com autoridade. Quem sabe o povo não estivesse farto daqueles pesados fardos que eram postos sobre eles, nos seus ombros, através dos fariseus e mestres da Lei, e eles não vissem — nos fariseus e mestres da Lei — uma vivência coerente daquilo que eles pregavam; talvez estivessem já cansados.

É um alerta, o povo conhece muito bem quem não vive a Palavra de Deus, o povo sabe quem diz algo com autoridade, isso serve para todos nós pregadores da Palavra de Deus!

Não adianta os belos discursos, se a nossa vida não for reflexo daquilo que dizemos. O pregador não pode nunca agir por coação, mas deve convencer as outras pessoas por uma vida coerente, uma vida que espelha os valores do Evangelho.

O anúncio não pode estar preso a nada. Jesus não tinha essa realidade, porque não tinha, não devia nada a ninguém, era um coração livre. A autonomia do anúncio garante que o mal seja desmascarado e posto diante dos olhos das pessoas, para que estas não compactuam com o mal em suas vidas.

A pregação que traz uma coerência de vida denuncia o mal, escancara o mal, por isso que o sacerdote assina um contrato com a Igreja e com Cristo, quando é ordenado padre; por isso que cada fiel batizado assina um contrato com Deus no dia da sua Crisma, porque, a partir da sua Crisma, todos nós nos tornamos testemunhas de Cristo. Do contrário, o povo continuará refém do demônio e preso ao pecado, e isso será cobrado de cada um de nós.

Peçamos ao Senhor que, no anúncio da Palavra de Deus, abramo-nos à sua ação e não compactuemos com o mal, mas vivamos uma vida santa, para que o povo creia que Jesus Cristo é o Senhor.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.