28 Dec 2023

Use a sua dor para aproximar-se do amor de Deus

“Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: ‘Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais.’” (Mateus 2,16-18)

O sofrimento de um inocente, talvez, seja um dos maiores argumentos usados contra a soberania e a bondade de Deus. Podemos, às vezes, nos perguntar: sendo Deus bom e Todo-poderoso, por que permite o sofrimento? Por que permite que inocentes, como crianças, sofram e sejam mortas?

De fato, explicar ou querer compreender o sofrimento não é uma tarefa muito fácil, não é uma tarefa muito simples; ainda mais quando se trata do sofrimento de inocentes — como foi o caso do martírio dessas crianças, no relato de hoje do Evangelho. Hoje, celebramos os santos inocentes.

Muitos, ao vivenciarem o sofrimento de pessoas inocentes, colocam ali como que uma barreira entre elas e o amor de Deus, contudo, aqueles que foram redimidos na cruz sempre descobrem, apesar do sofrimento, a mão amorosa e providente de Deus Pai. O sofrimento que se apresenta de diversas formas, e ninguém quer o sofrimento, mas Jesus proclamou: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (cf. Mateus 5,4).

Ofereçamos a dor, o sofrimento a Deus; e vivamos este tempo unidos a Jesus Cristo

Precisamos nos recordar sempre que Jesus não é indiferente ao nosso sofrimento. Você que está vivendo um grande sofrimento, Jesus não é indiferente ao seu sofrimento, mesmo que você seja inocente,

Às vezes, você vê o sofrimento de uma criança e se pergunta o porquê do sofrimento de um inocente. Jesus não é indiferente ao sofrimento de ninguém. A cruz, a dor, o sofrimento foram justamente o instrumento para que Ele, o Santo, o Justo, o Inocente, que é Cristo Jesus, pudesse nos salvar.

Deus, após assumir a nossa condição humana, tornando-se homem como nós na encarnação que celebramos no Natal; Ele deu um novo sentido para a dor e para o sofrimento, e só aqueles que estão unidos ao Cristo conseguem compreender que o sofrimento é instrumento também de redenção e salvação. A dor, quando oferecida, sempre produz bons frutos e, entre esses frutos, produz a esperança do Céu.

Os Santos Inocentes que foram mortos por causa de Cristo, mesmo sem saber e sem ainda conhecer Jesus Cristo, seguiram o Cordeiro sem mancha e mereceram um prêmio dos redimidos porque foi por causa de Cristo que eles sofreram, foi por causa de Cristo que eles deram a vida.

Os que padecem com Cristo terão um prêmio da consolação de Deus nesta vida. E, depois, a grande alegria da vida eterna. Por isso, diante do sofrimento que chega na vida de todos nós, abramos o nosso coração, ofereçamos a dor, o sofrimento a Deus; e vivamos este tempo de sofrimento unidos a Jesus Cristo porque aquele que sofre com Cristo é redimido e encontrará o consolo que vem de Deus.

Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.