“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha, e transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.” (Mc 9,2-10)
Irmãos e irmãs, estamos diante de uma experiência de teofania, como as grandes teofanias que foram experimentadas no Antigo Testamento. Aqui, podemos recordar Moisés e Elias, que também serão mencionados no texto do Evangelho de hoje. Moisés e a sarça ardente, e Elias, naquela experiência em que Deus se manifestou a ele, não no terremoto, não nos grandes furacões e ventos fortes, mas numa brisa leve. Ali Deus se manifestou a Elias.
A luz da transfiguração
Mas qual é a diferença dessa teofania de hoje? É que o próprio Jesus se apresenta e mostra a esses três discípulos em sua identidade divina. Então, no evento da transfiguração, Ele revela a sua identidade divina. No Evangelho que estamos meditando neste dia, São Marcos, utiliza realidades deste mundo para dizer como que aquela luz foi inalcançável. Claro, aqui ele diz que nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar uma roupa daquela maneira, tamanha a brancura da roupa e de Jesus naquele momento de transfiguração.
Esse momento de transfiguração, de manifestação de Deus, de teofanias, também podemos viver porque, constantemente, Jesus se manifesta a nós. Sabemos que Ele é Deus, mas em tantas situações, também tocamos na experiência do ressuscitado. Às vezes, em situações de enfermidade, outras em situações de sofrimento que ninguém entende. As pessoas de fora poderiam pensar que você está definhando, mas porque tem uma experiência viva e verdadeira com o Senhor, uma experiência de transfiguração, ainda em meio ao sofrimento, as pessoas verão luz em você.
Essa é a luz do ressuscitado, da presença de Cristo, que transfigura também a nossa existência, nossa vida, porque o evento da transfiguração é sobrenatural, que toca também a sua vida.
Que você seja tocado por este sobrenatural neste dia de celebração da transfiguração do Senhor.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!