“Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: ‘O que me darei se vos entregar Jesus?’ Combinaram então trinta moedas de prata, e, daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus” (Mateus 26,14-25)
Sedução momentânea
Amados irmãos e irmãs, aproximamo-nos do tríduo pascal, mas, também hoje, a liturgia nos fala da decisão de Judas e a traição que Ele faz de forma consciente. A traição não foi algo inesperado, mas uma escolha consciente de Judas. Ele conhecia Jesus, viu os milagres que Ele realizava, os ensinamentos, mas, ainda assim, decidiu seguir o caminho da traição.
Quantas vezes, em nossa vida, irmãos e irmãs, nos deixamos seduzir pelos prazeres momentâneos, pelas coisas passageiras deste mundo, traindo o amor de Deus? Você já parou para pensar nisso? Que nós podemos ser Judas também nas pequenas atitudes que nós temos no nosso dia a dia? Não é? Trair o amor de Deus por nós.
Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, nós temos que ter consciência das nossas escolhas, porque uma escolha errada pode nos levar ao arrependimento, ao remorso, como também na vida de Judas. A história de Judas nos desafia a refletir sobre nossas próprias escolhas e atitudes.
Será que somos fiéis a Cristo? Ou estamos, de alguma forma, fazendo a escolha que nos afasta d’Ele?
É disso que você precisa, neste momento em que nós estamos nos aproximando da Paixão, Morte e Ressurreição: eu escolho por Cristo, eu escolho permanecer com Ele, eu escolho caminhar com Ele ou deixarei me seduzir pelas riquezas, pelas glórias que este mundo me oferece? Do contrário, se nós escolhermos assim, podemos também ter um fim trágico, como foi o fim de Judas.
Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, mergulhemos o nosso coração no amor de Deus para que nós possamos permanecer firmes na Sua vontade e jamais trair o Seu amor por nós.
Que Deus nos abençoe e que o Espírito Santo nos fortaleça na nossa escolha e na nossa perseverança em escolher Cristo e o Seu amor.
Que Deus abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!