As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. (João 10,27-28)
Meu irmão, minha irmã, Jesus havia mostrado, por palavras e obras, quem Ele era, mas muitos não acreditavam em Jesus e o evangelho nos fala que eles tiveram a oportunidade de acolher e de aceitar Jesus na vida deles, mas eles não aceitaram. Quem são esses? Os escribas, os fariseus, os próprios judeus pelo quais Cristo tinha vindo para o povo de Israel.
Mas meus irmãos, quem não acredita, quem somente confia nas suas próprias ideias torna-se uma pessoa arrogante, insensível, prepotente. E o que Jesus nos fala aqui? As minhas ovelhas escutam a minha voz. Que voz você tem escutado? Para quem você tem dado crédito? À voz do Cristo salvador, o Bom Pastor, ou à voz do mundo com as suas ideologias, com aquilo que não agrega e não nos alavanca para o céu, que nos faz progredir na vida eterna?
Nós estamos vivendo, meu irmão, no tempo de relativismos, onde a verdade de Deus é confrontada, com aquilo que o mundo oferece para cada um de nós, e isso tem levado muitos a fechar os seus ouvidos, o seu coração para a voz do Bom Pastor.
Que voz você tem escutado? A voz do Cristo Salvador ou a voz do mundo?
E quantos estão dando as costas para Deus, dando as costas para o bom Pastor que veio para dar a vida e que não quer que ninguém se perca! O próprio Evangelho está dizendo: “Ninguém vai arrancá-los da minha mão”, mas, meu irmão, existe uma palavra que se chama liberdade, e algo que Deus nunca vai tocar em nós é na nossa liberdade de escolha, a nossa liberdade de adesão a Deus, aos Seus projetos, a uma vida de santidade, a uma vida de entrega a Ele.
Que tristeza meu irmão, minha irmã, quando nós encontramos cristãos que vão à Missa todos os dias, que confessam, rezam o terço, mas não escutam a voz de Deus! São como aqueles para quem Jesus fala: “Sepulcros caiados por fora, embelezados, bonitos, mas, por dentro, cheio de podridão”. Por quê? Porque não escutam a voz de Deus, não escutam a voz do Bom Pastor, por isso são arrancados nas mãos d’Ele. Mas pela liberdade do homem, porque, por Cristo, jamais ninguém se perderá e ninguém vai arrancá-los das mãos d’Ele.
Meus irmãos, minhas irmãs, nós precisamos tomar cuidado, porque o Senhor respeita a nossa livre decisão. Olha que bonito! Você é livre para caminhar com Cristo, para dar a vida por Ele ou para continuar na podridão que o mundo oferece, nos pecados. E querermos ou não a vida e a salvação que Ele nos oferece, depende de cada um de nós.
Quero encerrar com um testemunho: Quando eu me encontrei com Cristo, eu fiz a opção de ser todo d’Ele. Eu vivi na escravidão da pornografia, da masturbação, e quando eu estava trabalhando, existia um rapaz que levava as garotas para as noitadas e, ali, tirava fotos nuas delas em cima dos carros. E quando ele me deu uma carona, ele me deu um bolo de fotos, jogou no meu colo e disse: “Está aí para você ver as fotos”. Eu disse: “Eu não quero, porque isso não me pertence mais, porque agora eu sou de Cristo”. Pela minha decisão e pela minha livre decisão de escutar a voz de Deus, eu juntei aquelas fotos, entreguei para ele e disse: “Nunca mais você me dê esse tipo de fotos ou o que quer que seja que possa prejudicar a minha vida com Deus”. Nunca mais aquela pessoa me desrespeitou, porque eu tive a minha livre decisão de escolher e escutar a voz de Deus.
Que Deus o ajude a também escutar a voz de Deus para renunciar àquilo que é do mundo.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!