“Naquele tempo, os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” (Marcos 2,18-22)
Dá fidelidade ao martírio
Hoje, nós comemoramos a memória de São Sebastião. E eu quero, na memória deste santo, deste mártir, pedir a Deus a graça da fidelidade. A graça de nos comprometermos com a nossa fé e não termos medo de testemunhá-la. O santo que comemoramos, hoje, o mártir São Sebastião, foi um soldado romano muito próximo da corte imperial. E o interessante é que a sua vida, a sua pregação e o seu testemunho converteram inúmeros colegas à fé cristã.
São Sebastião estava dentro da corte imperial, e ele não foi perdendo tempo, ele foi evangelizando. E muitos foram se convertendo e aceitando Jesus como Senhor da sua vida e da sua história.
Ele foi ousado, foi valente, ele testemunhou a fidelidade à Igreja ante o imperador Deocleciano. O tirano imperador, como nos conta a história, mandou que atassem o santo a uma coluna e o matassem a flechadas. Olha só, meu irmão, minha irmã, por causa do testemunho a nosso Senhor Jesus Cristo, porque a sua vida estava convertendo muitas pessoas, o imperador pediu que Sebastião fosse atado a uma coluna e morto a flechadas.
E olha que interessante o que aconteceu com São Sebastião… Foram tantos os disparos, que o corpo do santo ficou coberto de arpões da cabeça aos pés, ficando parecido com um ouriço. Mas se enganou o imperador, achando que aquelas flechadas tinham o matado.
O agir da providência, por causa do testemunho de fé de São Sebastião, fez com que fossem e vissem que ele estava ainda vivo. E então ele pediu que São Sebastião fosse morto depois com muitos golpes, com muitos golpes que levaram à sua morte.
Para o imperador, São Sebastião foi condenado a viver longe de Deus, mas para Deus ele estava próximo, porque a sua atitude de fé, de fidelidade fez com que ele derramasse o seu sangue por causa de Cristo. Padre Antônio Vieira diz algo em relação à honra deste santo: Não há tormento que chegue a matar.
Não foram as flechadas que puderam encobrir a sua fé em Cristo Jesus. O seu testemunho autêntico fez com que ele aguentasse todo o sofrimento e todo o martírio por causa de Cristo. Que o Senhor nos dê esta graça.
Dá a honra dos altares um dia, se assim Deus permitir, mas por causa da nossa fidelidade à palavra de Deus e também pela nossa fé.
Que Deus derrame sobre nós a sua bênção e assim a permaneça para sempre. Por intercessão de São Sebastião, a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!