“Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus”. (Mateus 9,9)
Jesus não espera estarmos prontos, preparados, formados, totalmente convertidos e santos para O seguirmos; Ele nos chama justamente para que, nesse caminho de seguimento, sejamos formados e possamos viver a nossa conversão.
É no caminho que vamos tendo a nossa vida transformada. Ninguém é santo, ninguém é convertido longe da presença do Senhor. E o caminho de santidade se faz nesse seguimento, porque é seguindo Jesus que nós O conhecemos.
Jesus é a fonte de vida nova, e é na amizade com Ele que a nossa vida vai sendo curada. É preciso saber segui-Lo para reconhecê-Lo — vai dizer a Palavra.
As nossas misérias não podem ser impedimentos para nos deixar ser envolvidos pelo olhar do Senhor. Quem coloca suas misérias como impedimento para esse envolvimento com o olhar de Jesus não muda de vida, não se converte.
É na amizade com o Senhor que a nossa vida vai sendo curada
Precisamos deixar que o olhar do Senhor também nos alcance onde nós estivermos, ainda que a nossa vida seja de pecado. É sendo alcançado pelo olhar do Senhor — e, a partir desse olhar, segui-Lo — que a nossa vida é transformada.
O Senhor também passa pela história da nossa vida, assim como passou pela história desse pecador Mateus. E ele não perdeu tempo. Quando o Senhor o viu e o chamou, a sua resposta foi livre e imediata. Mateus não ficou constrangido por ser alguém tido como corrupto e explorador do seu povo, mas, mesmo sabendo que ele era pecador, não limitou a sua correspondência, foi generoso com Jesus, e isso foi o início da sua cura.
Jesus também quer passar pela nossa história, não só quer passar como Ele passa constantemente, ainda que nós sejamos grandes pecadores e desprezados por todos. Isso não limita o chamado, porque Jesus veio, justamente, para resgatar os pecadores; o médico que veio para os doentes.
Cabe a nós, na nossa liberdade, assim como Mateus, respondeu de forma imediata. Ele se levantou e seguiu Jesus. Esse é o desejo de Deus: que respondamos a Ele generosa e prontamente.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!