O nosso melhor só vem para fora quando transformamos nossa miséria e nossas fraquezas em lugar da ação da graça de Deus!
“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo” (Mateus 13, 47).
É um engano e uma ilusão achar que, no Reino de Deus, só há peixes bons, de boa qualidade e de boa espécie. Basta olhar para cada um de nós para perceber que não somos tão bons assim e para perceber que não somos peixes de qualidade boa e que há em nós defeitos, limites e excesso de escamas.
Fomos pescados pelo Senhor não porque somos bons, mas sim porque podemos nos tornar melhores. Nisso está o trabalho da graça de Deus para nos lapidar e nos transformar. À medida que nos aproximamos de Jesus, Ele vai vencendo em nós e nos ajudando a superar nossos erros, defeitos e limites. O ruim é que, quando este peixe que não era tão bom se torna melhor, jogamos fora os outros de qualidade parecida ou inferior; contudo, estes são tão amados e tão queridos por Deus que vão ser tratados, cuidados e resgatados por Ele.
Não existe natureza ruim para Deus, não existe criatura perdida para Ele. Existe criatura para ser cuidada e amada; existe filho e filha que precisam ser mais cuidados do que outros para que a graça e o amor de Deus cresçam nele. Pois para Deus não há ninguém perdido!
Há pessoas que se perdem, que querem se perder e não querem se encontrar. Há pessoas que desistem de Deus e das coisas d’Ele, mas o Senhor não desiste de ninguém. Ele não desistiu de mim nem de você! E por que nós desistimos uns dos outros!?
É verdade que precisamos respeitar o tempo, o limite e a escolha de cada um, mas só não podemos julgar nem condenar ninguém como se determinada pessoa não tivesse mais jeito. E quando lançamos a rede não é para pescar somente os bons; é para pescar todos!
No final, quando aquele peixe que não era tão bom não se tornou melhor, o próprio Senhor vai lançá-lo fora; assim como aquele peixe que era bom e depois se estragou e se corrompeu vai ser também jogado fora. O importante é que, a cada dia, permitamos que a graça de Deus nos transforme em pessoas melhores.
E o nosso melhor só vem para fora quando transformamos nossa miséria e nossas fraquezas em lugar da ação da graça de Deus! No Reino de Deus nada se perde; tudo se transforma em graça!
Deus abençoe você!