26 Sep 2024

Sinal na consciência

‘‘Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: ‘Eu mandei degolar João. Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus’.” (Lucas 9,7-9)

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, a Igreja celebra a memória desses dois mártires São Cosme e São Damião.

Herodes tem a consciência perturbada por ouvir falar de Jesus como se fosse João Batista ressuscitado dos mortos. Vamos lembrar aqui que João Batista tinha sido, na vida de Herodes, o despertador de consciência ou o perturbador da sua consciência moral que estava laxa, entregue ao erro, manchada pelo pecado de adultério.

Esperança de mudança de vida

O texto diz que Herodes ficou perplexo ou perdido. De uma certa forma, isso é sinal de que havia ainda dentro dele alguma esperança de mudança de vida. Às vezes, nossos momentos de crise são sinais de que nossa consciência ainda atua como forma de proteção da nossa conduta. Pior seria se vivêssemos imersos numa situação de pecado, por exemplo, e isso não causasse em nós nenhum arrependimento ou perturbação.

Como já dizia a Doutrina da Igreja, a consciência é o núcleo mais secreto, é o sacrário do homem, no qual ele se encontra a sós com Deus, cuja voz ressoa na intimidade do seu ser. Isso é Doutrina da Igreja.

Não adianta tentar esquecer os erros do passado, engavetando-os no tempo. Uma hora ou outra, isso vai vir à tona para ser redimido. Não adiantou nada para Herodes matar João Batista, só para ele se sentir em paz com sua consciência, achando que assim ele não teria mais ninguém diante dele que dissesse cara a cara as trevas do seu coração. Os seus pecados e seus erros não serviram de nada.

Os profetas da consciência têm que ser acolhidos como voz de Deus para a nossa salvação.

Como eu disse no início, hoje é dia de São Cosme e São Damião. Esses dois médicos que ajudavam os doentes aproveitando essa oportunidade para falar-lhes do Evangelho. Quiseram fazê-los calar, mas isso foi em vão. Por isso eles foram perseguidos e decapitados. Tornaram-se mártires. Os dois, Cosme e Damião, erroneamente, não são símbolos de doces e balas, mas eles são símbolos da semente do Evangelho plantada no coração das pessoas. Que eles intercedam por nós.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.