14 Sep 2025

A cruz e o amor sem medida

A expressão máxima do amor de Deus

“Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu Filho unigênito, para que não morra todo que nele crê, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (João 3,13-17)

Um amor que desafia a lógica humana

Irmãos e irmãs, hoje, nós celebramos o Domingo, Dia do Senhor, e celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz juntamente com outra grande alegria, o aniversário do Sumo pontífice, o Papa Leão 14. Nossas orações por ele, neste dia, com o povo de Deus que se reúne para escutar a Palavra, que se reúne em torno da Palavra e da Eucaristia.

Somos convidados a participar da Santa Missa, que é o preceito deste dia, com o coração disposto, aberto à transformação. E, hoje, nós ouvimos esse texto que fala do amor de Deus.

Deus amou tanto o mundo, que nos ofereceu o Seu Filho neste dia da Exaltação da Santa Cruz. O amor de Deus, irmãos e irmãs, ultrapassa toda e qualquer medida e lógica humana. Por isso, em muitos relatos do Novo Testamento, ouvimos pessoas falando da cruz como loucura, porque essas pessoas ainda estão na lógica humana.

Essa forma de amor parece loucura para a humanidade, porque não conseguimos explicar isso. E quando não sabemos explicar uma realidade, ou a tratamos com indiferença ou inventamos alguma explicação, ainda que seja a explicação de quem diz que amar desse jeito é loucura.

Uma nova visão: o amor que transborda da cruz

Não é loucura porque é amor, é amor genuíno, amor verdadeiro. Não o amor romântico, mas muito real.

Eu olho para a cruz, e o que eu vejo? Devemos nos perguntar: o que eu vejo quando eu olho para a cruz? Eu não vejo sangue. Eu vejo amor transbordando, eu vejo amor escorrendo e banhando aquele que se entregou, Jesus. Escorrendo e alcançando as almas que se encontravam distante. Esse amor que escorre da cruz nos alcança.

O fruto da cruz: a nossa salvação

A cruz não é loucura, ela é expressão de amor. A cruz é a nossa salvação. Porque, ali, o amor deu a vida para a nossa salvação, para que tivéssemos vida em abundância, para que merecêssemos a vida eterna.

Reflitamos essa realidade neste domingo.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.