“Então Jesus lhe perguntou: ‘Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?’ E disse-lhe: ‘Levanta-te e vai! Tua fé te salvou’” (Lucas 17,17-19).
Meus irmãos, hoje, domingo, dia do Senhor, dia especial para nós católicos, para nós cristãos; dia de participar da Santa Missa, dia de rezar, dia de estar em família; e dia, é claro, também de aprendermos com a Liturgia, com a Palavra do Senhor.
Encontramos este episódio onde o Senhor cura dez leprosos e um volta para agradecer. É interessante os detalhes que nós percebemos nesse episódio, nessa cura que o Senhor realizou para estes leprosos.
Dez leprosos e um estrangeiro voltou para agradecer. E, depois, os leprosos obedeciam a antiga Lei; eles pararam à distância, gritaram e clamaram a misericórdia de Deus. Eles eram obedientes ao Senhor, mesmo com a lepra, mesmo com a enfermidade.
Mesmo enfermo, meu irmão e minha irmã, seja obediente também à Palavra de Deus. Depois, temos esses homens que pararam à distância e que clamaram, pedindo a misericórdia de Jesus.
É preciso desejar muito, querer muito e ser muito obediente a Nosso Senhor
Jesus disse a eles: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Eles obedeciam à primeira Lei e, agora, estavam obedecendo à Lei de Nosso Senhor Jesus Cristo. A nova Lei vem por meio de Nosso Senhor; e, por serem obedientes, no caminho, eles foram curados.
Interessante aqui o grito desses homens: “À distância, gritaram e clamaram”. O grito é esse desejo profundo da alma, esse grito é esse desejo; eles queriam muito a cura, eles queriam muito a Nosso Senhor.
Meus irmãos, devemos querer muito Nosso Senhor, não querer pouco; quem deseja pouco alcança pouco; quem deseja muito alcança muito, e eles alcançaram a graça da cura. Queira muito a graça de Deus, queira muito a limpeza. Esses homens foram limpos das lepras.
O esforço que eles fizeram, a obediência à primeira Lei e a obediência à nova Lei, os levaram à cura. E é claro, um voltou para agradecer.
Meus irmãos, coloquemo-nos à caminho do Senhor, sejamos obedientes à Sua Lei, queiramos muito a Ele e busquemos muito o Senhor, confiemos n’Ele, sejamos obedientes e, no caminho, seremos curados. Mas é preciso desejar muito, querer muito e ser muito obediente a Nosso Senhor para receber as Suas graças.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!