04 Jan 2025

Seguir Jesus

“Naquele tempo, João estava, de novo, com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus!’ Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus” (João1, 35-42)

No seguimento de Jesus

Meu irmão, minha irmã, quem reconhece em Jesus o Messias, ou seja, aquele que veio da parte de Deus, que veio para trazer uma proposta de vida verdadeira, deixa tudo para seguir Jesus. E segui-Lo significa caminhar atrás d’Ele, percorrer o mesmo caminho que Ele percorreu. E o que nós precisamos aprender desses dois discípulos? Qual foi a reação deles? A reação foi imediata: eles deixaram tudo, eles seguiram Jesus, reconheceram-no como Senhor e Salvador.

E aí, meu irmão, não há lugar para dúvida. Quando eu tenho a convicção de que Jesus é o Senhor e é Ele a que devemos servir e é Ele que nós devemos seguir, não pode existir espaço para dúvidas.

No coração daqueles dois discípulos, não houve espaço para dúvidas nem para desculpas, porque, meus irmão, se nós arrumarmos desculpas, vamos protelar a nossa decisão de simplesmente seguir Jesus. Você não pode protelar. Eu, padre Ricardo, não posso protelar a minha decisão de seguir Jesus.

João insinua que muitas pessoas seguem Jesus por motivos errados, procurando n’Ele a realização pessoal. Isso é um grande perigo no seguimento de Jesus, pois segui-Lo para ter privilégios, mordomias, para ter poder são motivos errados conforme diz São João. Ele está insinuando que, para seguir Jesus, precisamos deixar tudo, deixar todas as nossas vontades; e isso é o mais difícil, está longe de ser a verdadeira proposta de Jesus.

A verdadeira proposta de Jesus é que, deixando tudo, seguimos somente a vontade de Deus. Por isso, meus irmãos, quando os discípulos chamam Jesus de Rabi, estão indicando o quê? A inteira disposição de segui-Lo. Eles estão dispostos a aprender com Jesus o Seu modo de vida, estão dispostos a ficar perto d’Ele e deixar que Ele renove a vida de cada um deles.

O convite de Jesus significa que Ele aceita a pretensão dos discípulos, e os convida a segui-Lo.

Peçamos ao Senhor esta graça do seguimento, a graça de deixar tudo, de renunciar a si mesmo e fazer como estes dois discípulos. Não ter medo, não protelar, mas caminhar ao lado de Jesus.

Que desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.