21 Feb 2025

Seguimento de Cristo

“Naquele tempo, Jesus chamou a multidão com seus discípulos e disse: ‘Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga’ (Marcos 8,34-9,1).

Se você quer ser discípulo

Bom, para começo de conversa, existe, no texto que nós acabamos de ouvir do capítulo 8 do Evangelho de Marcos, uma conjunção condicional, que é o ei em grego, que traduzido para o português é “se”. Esse termo indica que para que todas as outras afirmações que se seguem tenham a validade, há de se observar essa premissa, que é tão minúscula na sua morfologia – o “se” –, duas letrinhas, mas que revela toda a seriedade de uma resposta, caso essa resposta seja positiva: Se você, de fato, quer seguir Jesus.

Ao seguimento de Cristo, ninguém está obrigado

Você pode até achar Jesus muito bacana, muito legal, uma pessoa muito boa, amável, tão poderoso; você pode até realizar, dentro da nossa realidade cristã, muitos atos que têm aparência de cristianismo, que estão camuflados, digamos assim. Você pode até casar na igreja, você pode batizar seu filho, você pode entrar numa fila de comunhão quando isso lhe for conveniente, você pode fazer tudo isso sem querer ser um discípulo de Jesus. Isso é duro!
Por isso, vamos voltar aqui para a conjunção “se”. Se a sua resposta for querer seguir Jesus, aí sim tudo muda de figura, porque aquilo que era condicional, agora passa a ser vinculante, passa a ser responsabilizante. Então, Jesus, agora, nos dá uma série de instruções, uma série de exortações em alto e bom tom para quem quer ser o Seu discípulo:

Aparneomai, quer dizer, renuncie a si mesmo. A tradução original é “negue a si mesmo”; declare não conhecimento ou ligação consigo mesmo. Esqueça de si, perca o interesse próprio.

São expressões fortes que não tem nada a ver com o pedido de anulação da dignidade da pessoa, não é isso, da nossa identidade. Pelo contrário, Jesus pede que nós nos lancemos n’Ele, que nós coloquemos n’Ele tudo aquilo que somos, que nós nos percamos n’Ele para depois nos encontrarmos.

Renuncia a si mesmo

Renuncie a si mesmo e depois, levante a sua cruz; não é só tomar a sua cruz, é levantar a sua cruz, assumir a sua cruz. Não é apenas pendurar um pingente ou um cordão com uma linda cruz, mas é assumir as tribulações que unem você a Jesus Cristo no mistério do Seu sofrimento.

Não negue a sua cruz e depois “venha e siga-me”. Seja discípulo de Jesus, porque é próprio do discípulo andar atrás do seu mestre, nunca à sua frente, nunca pretender fazer o caminho sozinho, mas sempre depender total e exclusivamente do mestre. Se você quer ser discípulo de Jesus, seja muito bem-vindo a essa caminhada com Ele.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.