01 May 2024

São José, ensina-me a amar com o coração de filho

Naquele tempo: Dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: ‘De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? (Mateus 13,54-58)

Meus irmãos e minhas irmãs, sejam todos bem-vindos ao nosso canal! Que bom estarmos juntos novamente! A minha saudação a todos aqueles que estão inscritos no canal; agradeço pelos comentários e também saúdo o povo português que acompanha as nossas homilias diárias. 

Hoje é dia 1º de de maio, dia de São José Operário! Essa festa que nós celebramos hoje, na Igreja, coloca-nos a figura de São José como um ponto de reflexão para cada um de nós. Não há dúvidas de que São José tenha sido, de fato, um operário, um homem trabalhador, de suor de cada dia. Isso a Palavra de Deus deixa bem clara.

O mais lindo do Evangelho de hoje é que a sabedoria que as pessoas reconhecem em Jesus não lhe vem milagrosamente da Sua natureza divina, mas lhe da Terra, do Pai José. O pai José que o Pai do céu escolheu para educar Jesus, para cuidar de Jesus. José assumiu a sua vocação na vida de Jesus, e se Este crescia em sabedoria, onde o próprio texto nos afirma isso, foi porque Ele teve para quem olhar aqui na Terra. Jesus contemplava a face do Pai do Céu, e, muitas vezes, a Palavra de Deus nos demonstra isso quando Ele se retira para rezar. Mas foi contemplando o rosto amoroso de São José, o Seu pai adotivo, que Jesus aprendeu também sobre o Pai do Céu.

Se Jesus crescia em sabedoria, foi porque Ele teve para quem olhar aqui na Terra

O laço belíssimo entre Jesus e José, no Evangelho de hoje, não está apenas no nível jurídico, como o sobrenome que Jesus tenha herdado de São José, ou até mesmo a profissão do pai – vocês ouviram no Evangelho: “O filho do carpinteiro”, que acabou identificando Jesus –, mas o laço diz respeito à figura de José, que ficou impregnada de tal forma na vida de Jesus, que todo o Seu ministério foi enriquecido com os traços do Seu pai adotivo. Certamente, quando Jesus ensinou os Seus discípulos a chamar Deus de Pai, Ele foi iluminado e contagiado com a paternidade de São José. E como falta, nos dias de hoje, nos tempos de hoje, essa paternidade positiva, pais que marcam os seus filhos positivamente pelo afeto, pelo caráter, pelo bom exemplo, pelo temor a Deus!

Ao lado disso, nós temos ainda a luz que São José lançou sobre a realidade do trabalho, vivê-lo não simplesmente por uma realização profissional ou pessoal, mas realizá-lo por amor a alguém. José levantava-se, todos os dias, para trabalhar por amor a sua esposa e ao seu filho.

Que São José nos ensine, todos os dias, a nos entregarmos a Deus por amor. 

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.