01 Oct 2022

Santifique-se através das pequenas coisas

“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos” (Lucas 10,21).

Meus irmãos, damos início ao mês missionário. E, hoje, nós comemoramos Santa Terezinha do Menino Jesus. Uma santa francesa que nasceu no ano 1873 e morreu no ano 1897. Jovenzinha, mas que doou e entregou a sua vida ao Nosso Senhor.

No Evangelho de hoje, Jesus louva o Pai do Céu porque Ele escondeu as coisas dos grandes, dos sábios, mas Ele as revelou aos pequeninos. “Mas Jesus não veio para todos?”. É claro que Jesus veio para todos, a questão do “esconder” é no sentido daqueles que são grandes, sentem-se grandes e precisam se rebaixar, precisam deixar o orgulho para viver a humildade, precisam deixar a mania de grandeza para se rebaixar como Cristo fez, como Deus assim o fez.

Ele se rebaixou até a nós, é a Kenosis, lá do Livro de São Paulo aos Filipenses, capítulo 2, versículo 6. Ele se rebaixou até nós. Jesus louvou o Pai porque os pequeninos compreenderam a Sua Palavra, porque os pequeninos puderam viver a Sua Palavra.

Como tantos santos, Santa Terezinha foi uma dessas pequeninas, um desses pequeninos. Ela pequenina, de fato, até na idade e na estatura; ela precisou da liberação do Papa Leão XIII para poder ingressar no Carmelo, tamanha era a vontade que ela tinha de fazer a vontade de Deus. Uma família santa: uma entrou no Carmelo, a outra também ingressou no Carmelo, na vida religiosa, e ela sentia esse desejo enorme de fazer a vontade do Senhor.

Realizemos a missão que o Senhor nos confiou, de nos santificar nas pequenas coisas

Com Santa Terezinha, essa pequenina do Senhor, aprendemos também a pequena via: santificar-se através das pequenas coisas, dos pequenos sacrifícios. Ela vivia numa comunidade religiosa entre as carmelitas. E pensa que no Carmelo tem gente santa? Pensa que na comunidade tem gente santa? Tem muita gente pecadora também!

Mas, ali, naquele ambiente, ela se santificava através das pequenas coisas, através do trato com a irmã, com a superiora, através da vida comunitária ela se santificou. Ela é padroeira das missões e dos missionários, juntamente com São Francisco Xavier, porque, mesmo estando no Carmelo, ela propagou a mensagem, a Palavra de Deus, através da pequena via, através dos pequenos sacrifícios.

Somos chamados a realizar missões? Sim! Mas como ensina também o Papa Francisco: não somente fazemos missão, somos uma missão. Você é uma missão linda do Pai!

Realize a missão que Deus te confiou, realizemos a missão que o Senhor nos confiou, a de nos santificar nas pequenas coisas, assim estaremos agradando o Pai do Céu.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.