22 Jul 2024

Santa Maria Madalena: A mulher que tanto amou Jesus

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então, ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram. (Jo 20,1-2.11-18)

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, 22 de julho, é dia de Santa Maria Madalena. A Apóstola dos Apóstolos, assim chamada pela Igreja. Normalmente, as pessoas não voltam ao túmulo de um ente querido um dia após o enterro. Normalmente, as pessoas estão em casa chorando sobre os pertences daquela pessoa que se foi. O que dizer então do gesto de Maria Madalena, que, ainda de madrugada, vai ao túmulo de Jesus?

Um amor que não conhece a palavra morte. Um amor que não permite que a morte ofusque tudo o que foi vivido. Sepulcro quer dizer memorial, que preserva e recorda a memória de alguém. Esse é o significado da palavra sepulcro. Um memorial. Madalena não quer deixar morrer dentro dela aquela belíssima experiência que fez com o amor de Jesus. Madalena não quer perder a recordação do dia em que Cristo entrou na sua vida e expulsou os demônios que a aprisionavam ao pecado.

Madalena: uma mulher eclesial e devota

Madalena não quer esquecer aquele olhar que transformou a sua vida definitivamente. Madalena foi uma mulher que viveu também uma profunda comunhão com os Apóstolos. O texto de hoje deixa muito claro isso. Ela, que é considerada pela Igreja, como disse, a Apóstola dos Apóstolos, ao constatar que o corpo de Jesus não estava no sepulcro, vai imediatamente a Pedro e a João e conta-lhes aquilo que tinha sido, aquilo que havia acontecido.

Que belo exemplo de uma mulher que sabe o seu lugar na Igreja, que nunca se sentiu menos em relação aos Apóstolos, que nunca se arrogou o direito de celebrar a Eucaristia ou confessar e absolver os pecados. Uma mulher que só tem memória para as riquezas espirituais do seu encontro com Cristo. Madalena é uma mulher profundamente eclesial. E isso lhe rendeu o privilégio de ser o primeiro nome pronunciado pelos lábios do Cristo após a ressurreição. O primeiro nome que saiu da boca de Jesus ressuscitado foi Maria Madalena.

Maria Madalena, ensina-nos a amar Jesus Cristo como tu O amaste, e ensina-nos a amar a Igreja do Senhor.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso: Pai, Filho, e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.