“E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus.” (Mateus 18, 5.10)
Hoje, a Igreja celebra o Dia do Anjo da Guarda. E a existência dos anjos é uma verdade de fé, assegurada a nós pelo testemunho das Sagradas Escrituras que, em diversas passagens, nos falam da aparição desses seres espirituais que são servidores e mensageiros da vontade divina. Eles são seres que contemplam a face de Deus e estão constantemente diante da face de Deus.
Os anjos são criaturas de Deus, seres espirituais que estão a serviço da glória de Deus. Dotados de inteligência e vontade, eles são designados por Deus para nos guiar no caminho da salvação. Não estamos sozinhos, possuímos um Anjo da Guarda que nos auxilia, nos protege e coloca-nos no caminho da salvação.
Jesus, ao falar do amor de Deus Pai pelas crianças e pelos que se tornam como crianças, observou dizendo: “Cuidado, não desprezeis um só desses pequeninos, pois Eu vos digo que os seus anjos nos céus contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.
Essa expressão de Jesus, no Evangelho de hoje, revela-nos esta verdade de fé: cada um de nós tem um Anjo da Guarda que zela constantemente por nós, que nos guarda e nos vigia.
Possuímos um Anjo da Guarda que nos auxilia, que nos protege e coloca-nos no caminho da salvação
Deus sabendo dos perigos espirituais que ameaçam a nossa vida e a nossa salvação, criou e designou seus mais elevados ministros e servidores para nos guardar de todo mal. Desde o início da nossa vida até o último instante — com a morte neste mundo —, somos cercados pela proteção do nosso Anjo da Guarda, nosso anjo protetor que intercede, protege-nos e pastoreia-nos para a salvação.
Portanto, meus irmãos, devemos cultivar sempre em nossa espiritualidade a certeza de que nunca estaremos sozinhos. Diante daquilo que ameaça a nossa salvação, Deus não nos abandonou, Ele colocou o seu servidor — um anjo —, para nos guardar. Ele colocou ao nosso lado um anjo que nos guarda e que zela por nós, pois a maior glória de Deus é a nossa salvação. A maior glória de Deus é a salvação de Seus filhos.
Que, hoje, possamos render graças a Deus que, em Seu amor, bondade e misericórdia, colocou à disposição de nós os Seus anjos, para nos livrar dos perigos deste mundo, mas também para nos conduzir a um profundo relacionamento com Ele.
Que possamos, diariamente, rezar ao nosso Anjo da Guarda, pedindo que, de fato, ele nos conduza no caminho da salvação!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!