04 Oct 2024

Responder ao chamado de Deus

Amados irmãos e irmãs, hoje, dia de São Francisco, um homem que se configurou a nosso Senhor Jesus Cristo e foi o único homem, na face da Terra, que teve a graça de receber os estigmas de nosso Senhor.

Foi o que mais se assemelhou a nosso Senhor Jesus Cristo na caridade, na obediência e na humildade. E vamos ver isso no Evangelho de hoje, que diz o seguinte: “Quem vos escuta, a mim escuta, e quem vos rejeita, a mim despreza. Mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

Palavra da salvação. Glória a vós Senhor!

Meus irmãos, São Francisco de Assis dá uma resposta ao chamado de Deus. E essa resposta fez com que ele renunciasse a todas as pompas de grandezas, renunciasse à sua vida cômoda – porque ele era de uma família abastada, de posses, de bens, de dinheiro –num dado momento da sua vida, quando ia fazer aquilo que era do agrado do seu coração: ser um grande cavalheiro, ter o seu nome inscrito nos jornais, ter o seu nome colocado em evidência. Mas isso, meus irmãos, não trazia paz para o coração, para a vida de São Francisco.

Ninguém resiste ao chamado de Deus

Interessante é que São Francisco nos leva a compreender que ninguém resiste ao chamado de Deus. Tudo está dentro do olhar misericordioso de Deus, e, no tempo d’Ele, tudo se realiza. São Francisco nos fala justamente isso: numa noite, numa festa em que estava, ele viveu a experiência do encontro pessoal com Cristo, e a sua vida foi totalmente mudada. Agora, ela tem um novo sentido, não buscar mais as grandezas e as glórias deste mundo, os prazeres deste mundo. Agora, sua vida estava pautada em viver o Evangelho na sua totalidade, no amor ao próximo, na caridade, na humildade, na obediência, porque foi assim que São Francisco se assemelhou a nosso Senhor Jesus Cristo, porque quis viver como Jesus viveu.

Por isso, meus irmãos, depois da sua revelação, depois da sua conversão, depois do seu encontro pessoal com Jesus, nada mais no mundo o satisfazia. Olha só que palavra forte! Antes, o que satisfazia o coração de Francisco de Assis era aquilo que o mundo lhe oferecia. Encontrado Jesus, feito uma experiência pessoal com Ele, agora nada mais daquilo que o mundo lhe oferecia satisfazia o seu coração, e ele só encontrava contentamento nas coisas de Deus.

Antes, as coisas do mundo satisfaziam o seu coração. Encontrado Jesus, isso já não mais o satisfazia; somente agora ele encontrou a realização, satisfação, contentamento nas coisas de Deus.

Um homem e uma mulher que fazem uma experiência com Deus abandonam este mundo para viver totalmente para o Senhor. E foi isso que São Francisco de Assis viveu. Ele não rejeitou a nosso Senhor, por isso também não foi desprezado, mas acolhido por Deus no Seu amor e na Sua misericórdia.

Que São Francisco de Assis nos ajude a caminhar na vontade de Deus.

Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.