“Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: ‘Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!'” (Lucas1,39-45).
Para Deus
Meus irmãos e minhas irmãs, o texto que nos é proposto, hoje, é o famoso relato da visitação de Maria a sua parente Isabel. O que me chama a atenção, aqui no texto, e eu fiz questão de dar uma ênfase, é o advérbio que é usado para falar do modo como Maria saiu do episódio do anúncio do arcanjo Gabriel.
O texto original diz, “spoude”, apressadamente, com seriedade, com o desejo de realizar algo com muita diligência, com muito zelo. Bom, resumindo, Maria não brincou com tudo aquilo que lhe fora revelado.
Maria levou muito a sério o projeto divino que lhe havia sido revelado pelo arcanjo Gabriel. Por isso ela parte apressadamente. Não é só um dado histórico, para dizer que ela queria estar com sua prima Isabel, que ela gostaria de estar rapidamente ali, perto dela para dar assistência.
Mas tem um desejo no coração da Virgem Maria de fazer a vontade de Deus e querer aquilo que Deus quer.
Bom, Maria não gastou muitos dias elaborando tudo o que foi dito pelo arcanjo Gabriel. Maria elaborou na fé. Às vezes, é preciso partir apressadamente para as coisas que Deus nos propõe. Nós temos uma mania, uma tentação de calcular muito as coisas para Deus, adiamos, repensamos e acabamos desistindo de propósitos que deveriam ter sido levados a sério, deveriam ter sido decididos na hora, deveriam ter passado justamente por nós apressadamente com uma decisão resoluta.
Interessante é que o significado desse “apressadamente” não é simplesmente no âmbito cronológico, mas também como nós devemos realizar as coisas de Deus e para Deus. O texto diz “com diligência”, ou seja, colocando o coração naquilo que nós fazemos para Deus, estarmos por inteiros na obra do Senhor.
Por isso não nos deixemos desanimar pelos obstáculos, mas permaneçamos firmes até o fim.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!