“Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito” (João 20,18).
Meus irmãos, na comemoração, hoje, de Santa Maria Madalena, percebemos duas situações de muita tristeza, e a tristeza que cegou os olhos de Maria Madalena. Ela foi até o sepulcro, ela teve contato com Nosso Senhor, mas não percebeu que era o Senhor. Ela amava muito Nosso Senhor, mas a decepção também foi muito grande, e por isso que ela não enxergava.
Meus irmãos, quando a decepção é grande ou quando a tristeza é grande, e damos muito valor aos sofrimentos, não conseguimos, de fato, também enxergar.
Maria Madalena percebeu que era o Senhor, não quando O viu com seus olhos, mas quando O ouviu. Quando Jesus pronunciou o seu nome, ela percebeu que era o Senhor. Precisamos também dessa sensibilidade!
No mundo que nos apresenta várias imagens, as imagens muitas vezes nos enganam. E é preciso enxergar, na verdade, com o coração. É necessário, na verdade, perceber as coisas com os ouvidos da fé, com o coração cheio de fé. Ter essa sensibilidade.
Peçamos essa graça ao Senhor, neste dia, de sermos sensíveis, de enxergarmos com o coração
Maria Madalena estava triste, ela estava ali entregue. Entregue à tristeza, não conseguia perceber o Senhor, mas quando ouviu a Sua voz — “É o Senhor! Mestre!”. E depois que Maria Madalena percebeu que era o Senhor, aí sim ela voltou para anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor”.
Meus irmãos, hoje, são muitos os que precisam também do nosso testemunho. Por isso peçamos essa graça ao Senhor, neste dia, nesta festa, de sermos sensíveis, de enxergarmos com o coração, de fazermos o nosso contato de amor com o Senhor, mas também vamos sair por este mundo testemunhando: “Eu vi o Senhor”, para que mais pessoas, que também estão tristes e também estão aí entregues ao mal, voltem-se para o Senhor e sejam também sensíveis a este amor.
Que eu e você sejamos apóstolos, e sejamos apóstolos que tenham essa sensibilidade para perceber o Senhor e para testemunhá-Lo neste mundo.
Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!