“‘Ora, eu vos digo: ‘Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles’. Então, os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista” (Mateus 11,12-13).
Meus irmãos, um dos personagens importantes que temos neste tempo do Advento é João Batista, e também o profeta Isaías e a Virgem Maria.
Por que João Batista tem a sua importância? Porque ele preparou o caminho do Senhor. João Batista foi escolhido por Deus para ser profeta, e desempenhou bem o seu profetismo, ele apontou para Nosso Senhor Jesus Cristo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. João Batista pôde dizer: “É necessário que Ele cresça e eu diminua”.
João Batista foi um grande sinal para o seu tempo. E, hoje, a Igreja e cada um de nós somos também chamados a ser como João Batista.
Houve ali um questionamento a respeito de Elias, que deveria vir, e Jesus declarou: “Olha, minha gente, Elias já veio”, e como concluiu aqui o Evangelho, os discípulos entenderam que ele já veio mesmo — João Batista.
Preparemos o caminho do Senhor para a Sua vinda definitiva, através do nosso testemunho
Não significa que Elias voltou em João Batista, mas a profecia de Elias se deu em João Batista, é dessa forma. Nosso Senhor veio neste mundo anunciado por João Batista.
João Batista foi o que preparou o caminho do Senhor, foi o que apontou para Ele. Infelizmente, João foi desprezado, foi morto, foi degolado, e Jesus disse que isso também aconteceria com o Filho do Homem, com Ele, Jesus.
Meus irmãos, João Batista foi perseguido. Lá no Antigo Testamento, os profetas foram perseguidos, Jesus disse que também seria rejeitado. Será que estamos esperando que nós também não seremos rejeitados, que nós seremos benquistos por todos? Doce ilusão, pois nós também passaremos por cruzes, por dificuldades, se vivermos a nossa vocação de também ser ‘João Batista’ neste mundo, de anunciar o Reino, de anunciar e apontar para o Cristo.
Peçamos esta graça ao Senhor neste dia e nesta hora, a graça de termos a coragem e a ousadia de João Batista, de preparar o caminho do Senhor porque Ele vem para nos salvar.
Sejamos anunciadores da esperança do amor de Deus, não simplesmente dos castigos, das catástrofes. Sejamos anunciadores da boa nova, Jesus Cristo, que deseja a conversão e que deseja a vida dos Seus. Preparemos o caminho do Senhor para a Sua vinda definitiva, através do nosso testemunho e da nossa vida.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!