04 Sep 2025

Na barca de Pedro

O protagonista no centro da barca

“Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e da barca ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas e lançai as vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos, mas, em atenção à sua palavra, vou lançar as redes’. Assim fizeram e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam” (Lucas 5,1-11).

A barca como símbolo da Igreja

Irmãos e irmãs, a barca de Pedro frequentemente representa a Igreja. É nela que Jesus entra, nela Jesus prega a multidão e, por meio dela, realiza o milagre que nós vimos no dia de hoje da pesca abundante.

Pedro, que se tornará o líder dos apóstolos, representa a liderança da Igreja, o Papa; e a Sua barca representa o espaço onde Cristo age de modo central. Então, quando falamos de realidades eclesiais, devemos entender que as realidades eclesiais, ou seja, de Igreja, são sempre realidades cristocêntricas. Em que sentido? Tem o Cristo no centro. Então, Jesus está presente na barca de Pedro.

A necessidade da colaboração mútua

Quando as redes, irmãos e irmãs, se enchem a ponto de se romper, Pedro faz sinal aos companheiros da outra barca, para que venham ajudar, e ambas ficam cheias de peixes, quase a ponto de afundar. Então, o que viria a ser essa outra barca? O fato de Pedro precisar da ajuda da outra barca, que não é de Pedro, destaca a necessidade que temos de colaboração mútua entre nós, de comunhão, no anúncio do Evangelho.

Uma missão para todos os filhos da Igreja

A missão não é exclusiva de um só, mas exige o trabalho conjunto de todos os que seguem Jesus Cristo. Todos nós, somos parte da barca de São Pedro, todos nós somos filhos da Igreja.

Então, que, neste dia, sejamos conduzidos e direcionados por esta realidade misteriosa que nos alcança, que nos salva, que nos transforma.

Sobre você desse permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.