A necessidade vital de rezar sempre
Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: “Numa cidade, havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. Na mesma cidade, havia uma viúva que vinha à procura do juiz pedindo: “Fazem-me justiça contra o meu adversário”. Durante muito tempo, o juiz se recusou, mas, por fim ele pensou: “Eu não temo a Deus e não respeito homem algum, mas esta viúva já está me aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me” (Lucas 18,1-8).
Meus irmãos e minhas irmãs, continuando esse nosso percurso espiritual através das homilias, hoje, o objetivo de Jesus ao contar esta parábola era bem claro: mostrar aos discípulos a necessidade de rezar sempre e nunca desistir. E isso não era apenas uma frase motivacional, como muitos dizem hoje em dia – “Não desista! Persista…” Jesus quis alertar para a relação necessária em nossa vida, a união íntima com o Pai do Céu. Isso é fundamental na vida de todos nós.
A fragilidade da viúva e a obstinação na justiça
O texto diz que uma viúva se apresenta diante de um juiz que não respeitava ninguém nem temia a Deus.
A viúva não tinha mais o marido como seu defensor, porque, naquele tempo, as mulheres não tinham direitos civis, os direitos estavam todos ligados à figura do marido, e uma vez que elas ficavam viúvas, elas permaneciam à mercê de terceiros, os quais, muitas vezes, as exploravam, tratavam-nas com injustiça e indiferença.
Se até o juiz injusto agiu, que dirá o Pai do Céu
O juiz resolveu fazer algo pela viúva, porque ela, obstinadamente, insistia para que ele lhe fizesse justiça. Ela não desistiu! Ele, vendo que ela poderia inclusive agredi-lo – a tradução original não é importunar, mas é bater no rosto, ou seja, ela poderia fazer algo contra a integridade física daquele juiz, por isso ele resolve fazer-lhe justiça.
O ponto crucial da parábola é, se até esse juiz foi capaz de fazer justiça, que dirá o Pai do Céu, que é o justo Juiz, não fará justiça àqueles que clamam por Ele noite e dia!
Deus irá responder as nossas preces. Deus irá responder a nossa oração.
Não se prenda ao tempo nem ao modo de Deus agir
Não desanime na sua oração. Persista na sua intercessão. Não se prenda ao tempo nem ao modo como Deus irá fazer algo por você.
Permaneça numa oração constante e fiel, porque Deus virá em teu socorro.
Sobretudo, você que se sente só diante de tantas injustiças à tua volta, não se perturbe o teu coração. Deus está contigo e ele fará algo por você.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!



