Fé infantil
“Naquele tempo, os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus e para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu. Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse, Por que esta gente pede um sinal? Eu vos digo, a esta geração não será dado nenhum sinal” (Marcos 8,11-13)
Que povo de fé infantil! Que povo que gosta de tentar o seu Deus! Desde que Israel saiu do Egito, Deus demonstrou, por diversas vezes, o quanto Ele amava o Seu povo, o quanto Ele cuidava do Seu povo. E Israel, por sua vez, não enxergava isso… E quantas vezes se perdeu na idolatria, na murmuração e na incredulidade!
Jesus está diante de alguns que lhe pedem um sinal. E nem é um sinal por insegurança, é por puro desejo de tentar Jesus, colocando-O numa situação difícil. Esse tipo de fé está presente ainda nos nossos corações nos tempos de hoje. Uma fé infantil que acaba logo que os sinais também desaparecem.
Os sentimentos, as emoções, as confirmações que nós dizemos: “Deus precisa me confirmar aquilo que Ele está querendo de mim”. Cuidado com o devocionismo dos sinais, porque Satanás se disfarça muito bem de muitas coisas.
Nós temos que ter cuidado para, no lugar da adoração ao nosso Deus, não criamos uma idolatria do nosso ego, que deve ser satisfeito com presentes, com bênçãos, com confirmações etc. Não vamos só atrás do extraordinário, sendo que Deus fala conosco através do ordinário da nossa vida, em fatos bem simples, palpáveis, concretos, através de pessoas que estão no nosso dia a dia.
O texto diz que Jesus deu um suspiro profundo, não é? Diante daquele pedido absurdo desse povo, Jesus não quer contaminar os seus pulmões com esse ar que não vem do Espírito, mas vem da carne.
Não pense que é só o cigarro que faz mal para o pulmão, porque tem muita gente inspirando os ares poluídos de pretensões ambiciosas, egoísmo, desejo de prejudicar as pessoas. Tem muita gente respirando esse tipo de ar.
Vale a pena suspirar como Jesus e colocar para fora tudo aquilo que é nocivo ao amor de Deus na nossa vida e o amor ao nosso próximo.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!