Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou (Lucas 5,12-16).
Misericórdia e perdão
“Imediatamente, a lepra o deixou”. Esse é o final que nós escutamos do Evangelho de hoje: Jesus cura um leproso e o manda ao sacerdote para que certifique a sua cura.
É preciso compreender essa realidade de que quem é leproso está à margem da sociedade, está à margem dos relacionamentos. São pessoas excluídas, pessoas que ninguém quer ajudar. Quando Jesus cura esse leproso, pede que ele vá até o sacerdote a fim de que este, verificando a sua cura, possa reintegrá-lo novamente na sociedade.
Jesus veio para ser testemunha dessa libertação no meio do povo. Olha que lindo! Para o judaísmo, a cura de um leproso era um dos sinais da vinda do Messias, ou seja, o Salvador. E isso, meu irmão, deve ser para nós motivo de alegria. Se para o judaísmo a cura de um leproso estava, ali, mostrando que o Messias estava chegando, então, mostra para nós que nada se opõe ao poder de Deus.
Deus pode realizar tudo através do Messias, através de Jesus Cristo
A narrativa contém alguns elementos típicos desse episódio. Primeiro, o pedido do doente: “Senhor, se quiseres, pode curar-me”. E qual foi a resposta positiva de Jesus? “Eu quero. Fique curado”. E depois o envia ao sacerdote. O leproso, então marginalizado da comunidade, agora é curado e reintegrado nela.
Essa cura também é símbolo do quê? Do perdão e da misericórdia de Deus. É o ponto-chave dessa reflexão. Primeiro, que o sinal da cura de um leproso é a vinda do Messias, mas também é símbolo do perdão e da misericórdia de Deus.
Quantos de nós precisamos experimentar o perdão e a misericórdia de Deus! A lepra, no sentido espiritual, são os nossos pecados. Só o perdão e a misericórdia de Deus podem curar a nossa alma por causa das feridas do pecado.
O Senhor retira-se para rezar, para pedir força, para continuar curando. Então, peçamos ao Senhor essa graça, de que nós sejamos homens de oração, para, assim como Jesus, também levar a cura e a libertação a todas as pessoas, e que muitos possam se encontrar com o Seu perdão e com a Sua misericórdia.
Desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!