“E Jesus anunciava-lhes a Palavra. Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado.”
O poder da Palavra de Deus
O Evangelho nos alerta para o poder da Palavra de Deus. Essa palavra que é viva, essa palavra que é eficaz, que tem o poder de transformar-nos e realizar em nós uma cura profunda.
Do que o pecado realiza em nós, só a misericórdia de Deus para nos libertar! E a palavra de Deus ultrapassa os limites. Aqui, eu quero refletir com você o que nós ouvimos no Evangelho. Existia um homem paralítico. Aqui, a paralisia era física, mas, no campo espiritual, muitas vezes, nós estamos paralisados espiritualmente.
Por isso, meus irmãos, a Palavra de Deus ultrapassa os limites, porque, quando Jesus diz, neste Evangelho, que perdoa aquele paralítico e depois pede para ele se levantar, é porque perdoou os pecados, e isso é muito mais do que a cura de uma paralisia.
Porque, meu irmão, minha irmã, o homem e a mulher que se encontram fisicamente paralisados, se ele converte o coração, ele muda de vida e, mesmo que Deus não seja curado, ele vai chegar à salvação. Por quê? Porque o coração dele está antenado ao coração de Deus.
O pior, meu irmão, é quando a paralisia que o pecado causa em nós nos endurece à escuta da Palavra de Deus. Aqueles amigos não estavam ali para acolher a força libertadora do reino; eles queriam somente que o amigo pudesse caminhar, mas Jesus vai muito mais além, por isso que ultrapassa os limites.
Jesus conhecia o coração daquele jovem, daquele paralítico, por isso queria perdoá-lo de todos os seus pecados. Por isso Jesus diz: “Os teus pecados estão perdoados. Pega a tua cama, levanta-te e anda”. É esta graça que Deus quer realizar no meu e no seu coração hoje. Ele quer nos libertar de toda e qualquer paralisia que nos impede de ir até Jesus.
Que o Senhor ouça a nossa oração, ouça as nossas súplicas e nos dê, verdadeiramente, uma sincera conversão.
Desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!